segunda-feira, 10 de março de 2008

Prêmio Nike premia torpedos de celular do Brasil

ONG brasileira que envia informação a jovens por meio de mensagens de telefone móvel é um dos ganhadores de concurso internacional

O projeto brasileiro 0800 Rede Jovem, que oferece informação de utilidade pública a jovens via torpedo de celular, foi um dos três vencedores de um concurso internacional promovido pela fabricante de artigos esportivos Nike, em parceria com a organização não-governamental Ashoka/Changemakers. A premiação, cujo objetivo era identificar ações inovadoras que usem o esporte como instrumento de mudança social, dará US$ 5 mil a cada ganhador. A ONG brasileira planeja aplicar o recurso no aperfeiçoamento de seu site e na criação de um serviço de boletim noticioso, para ampliar o número de pessoas atendidas.

Numa primeira etapa, 381 iniciativas de 69 países haviam se inscrito no concurso, chamado Todo Mundo pode Mudar o Mundo: Esporte para um Mundo Melhor. Submetidos a um júri de seis pessoas ligadas às áreas social e esportiva — entre elas o presidente da Nike, Mark Parker, o ala do Chicago Bulls Luol Deng e o presidente do Barcelona, Joan Laporta —, 16 projetos foram selecionados para a final. A escolha dos três vencedores foi feita por meio de voto popular, no site do concurso.

Dois projetos brasileiros — além do 0800 Rede Jovem, o Programa Vencer — estavam entre os finalistas. Os outros dois trabalhos vencedores foram o Grassroot Soccer: Usando o poder do futebol na luta contra a Aids, da África do Sul, e o Sports4Kids: Levando o jogo de volta à área de lazer das escolas, dos Estados Unidos.

O 0800 Rede Jovem não tem enfoque voltado exclusivamente ao esporte. Sua principal meta é ampliar as oportunidades para a juventude de baixa renda, oferecendo informações sobre trabalho, educação, esporte e serviços públicos, todo dia útil, por meio de mensagens de texto via celular, conhecidas como torpedos. "Nosso projeto era o único entre os finalistas que não realiza uma atividade esportiva direta, mas apresenta uma abordagem inovadora a respeito do esporte, aliado a outras questões que fortalecem a juventude", afirma a coordenadora do projeto, Alice Gismonti.

A ONG faz parcerias com organizações das cinco favelas em que atua. Por meio de jovens dessas comunidades, elas pesquisam oportunidades esportivas e culturais gratuitas, além de vagas de trabalho. As informações são sintetizadas e enviadas por celular. O ponto de partida do projeto é que uma boa parte das pessoas nessa faixa de idade desconhece serviços disponíveis próximos de onde moram. Como parte dos jovens tem celular (geralmente pré-pago), usou-se a tecnologia para tentar promover inclusão social.

Hoje, a iniciativa beneficia 500 jovens de 17 a 24 anos, do Complexo do Alemão e do Complexo do Maré (Rio de Janeiro), de Madureira (Rio de Janeiro), Val Paraíso (Santo André, em São Paulo) e Primeiro de Maio (Vila Velha, Espírito Santo).

Ampliação
"O recurso do prêmio vai nos ajudar, de certa forma, a ampliar o número de jovens que vão receber essas oportunidades, mas por e-mail. Com a visibilidade, no entanto, nós vamos procurar aumentar a quantidade de jovens que recebem por celular também", diz Alice. "O nosso planejamento para 2008 é encontrar parceiros que nos ajudem a elevar esse número para 2.000 jovens."

Embora o esporte seja apenas uma das abordagens da ação, a ONG possibilitou que 23% dos participantes se inscrevessem em alguma modalidade esportiva, de acordo com pesquisa realizada pela entidade em setembro.

Agora, o 0800 Rede Jovem estuda criar um serviço de envio de torpedos só sobre atividades esportivas. Essa ação, contudo, depende ainda da chegada de novos apoiadores. "Acredito que a visibilidade oferecida por esse prêmio vai nos trazer muitos parceiros estratégicos e possivelmente financiadores para a gente aumentar o alcance de nosso trabalho", completa Alice.
O PNUD é parceiro da Nike na Rede Esporte pela Mudança Social — iniciativa que tem a participação de 23 entidades no Brasil, além de atletas e ex-atletas profissionais — e apoiou a divulgação do prêmio Todo Mundo pode Mudar o Mundo.

Leia a descrição do 0800 Rede Jovem no site da premiação: http://www.changemakers.net/en-us/node/3438

(Envolverde/Pnud)

Osmar Soares de Campos, do Pnud

Publicado pela Envolverde em 07/03/08
© Copyleft - É livre a reprodução exclusivamente para fins não comerciais, desde que o autor e a fonte sejam citados e esta nota seja incluída.


Nenhum comentário:



Acesse esta Agenda

Clicando no botão ao lado você pode se inscrever nesta Agenda e receber as novidades em seu email:
BlogBlogs.Com.Br