segunda-feira, 10 de março de 2008

ONU pede que mundo invista em meninas e mulheres

Secretário-Geral falou durante cerimônia para marcar Dia Internacional da Mulher, em 8 de março

O Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, afirmou que a igualdade de gênero é uma condição para o progresso no mundo. Ele lembrou que o tema é um dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.

Ban fez a afirmação durante uma cerimônia antecipada de comemoração do Dia Internacional da Mulher, marcado neste sábado. A mensagem teve como tema: "Investir nas Mulheres e Meninas".

Segundo Ban, investir em mulheres não é só a coisa mais certa, mas também a mais inteligente.

Fome
O Secretário-Geral da ONU disse que com o financiamento da igualdade de gênero, o mundo também ajuda a combater a pobreza, a fome, as doenças e o analfabetismo.

Ban falou ainda do impacto, em nível global, de empréstimos para micro-empresas geridas por mulheres.

Ele disse que houve um crescimento de 10 milhões de pequenas empresas em 1999 para 69 milhões em 2005.

Ban Ki-moon afirmou que com o acesso ao financiamento, à tecnologia e ao mercado, as mulheres conseguem expandir seus negócios e assim contribuir para o desenvolvimento.

Política
Uma das participantes da cerimônia, em Nova York, a deputada da Assembléia Nacional de Angola, Maria Vahekeny do Rosário, falou à Rádio ONU, sobre medidas adotadas no país para aumentar a presença de mulheres na politica.

"Em setembro, em Angola vão se realizar eleições legislativas e, por força das mulheres parlamentares, nós conseguimos integrar nesta lei uma disposição que obriga todos os partidos políticos a terem pelo menos 30% de mulheres nos órgãos de decisão dos partidos. E pensamos que, a partir daí, poderão depois surgir ministras, deputadas e outras mulheres para os níveis subsequentes", disse.

Nesta semana, centenas de mulheres de todo o mundo estão participando, na sede da ONU, da 52ª. Sessão da Comissão das Nações Unidas sobre o Estatuto da Mulher com tema sobre igualdade de gênero e empoderamento de mulheres.

Para ouvir esta notícia clique em http://www.un.org/av/radio/portuguese/realfile/5484.asp

(http://www.un.org/radio/por/detail/5484.html)

(Envolverde/Rádio ONU)

Mônica Villela Grayley, da Rádio ONU

Publicado pela Envolverde em 07/03/08
© Copyleft - É livre a reprodução exclusivamente para fins não comerciais, desde que o autor e a fonte sejam citados e esta nota seja incluída.


Nenhum comentário:



Acesse esta Agenda

Clicando no botão ao lado você pode se inscrever nesta Agenda e receber as novidades em seu email:
BlogBlogs.Com.Br