domingo, 5 de julho de 2009

Empresas brasileiras buscam atrair seguidores no Twitter

Crescimento do número de usuários do Twitter atraiu a atenção de empresas
Imagem Reprodução


Dos cem microblogs brasileiros mais seguidos, um quarto deles é de empresas, sites ou veículos de comunicação. O crescimento explosivo do número de usuários do Twitter, hoje com mais de 7 milhões de perfis, atraiu a atenção de empresas que buscam aproveitar o serviço para ampliar sua área de atuação.

"As empresas já enxergaram no Twitter uma excelente forma de se relacionar com o seu consumidor potencial", analisa Alexandre Campos Silva, gerente de consultoria do IDC. Segundo ele, a grande vantagem do Twitter é permitir que a empresa se comunique com o seu cliente quase sem custo.

Com cerca de 17 mil seguidores, a loja on-line Submarino lidera entre os microblogs nacionais que vendem produtos, de acordo com a contabilidade do Twitter Counter.

A Dell no Brasil tem em torno de 6.000 seguidores, mas, nos EUA, a fabricante de computadores contabiliza mais de 720 mil pessoas que acompanham suas micromensagens.

"Apesar de ainda não ter se consolidado uma prática eficaz, que traga receita direta às empresas, o Twitter é um veículo que não pode ser deixado de fora numa estratégia de marketing on-line", diz Daniel Cabral, gerente de planejamento da agência interativa F.biz.

"Um cliente da nossa agência, a Net Shoes, vendeu duas camisas de futebol, por meio de um tweet, antes do primeiro jogo da final da Copa do Brasil. O volume de vendas é pequeno, mas o importante é a oportunidade de comunicar algo que seja interessante ao consumidor e que estreite o relacionamento dele com a marca."

Já a construtora Tecnisa afirma ter sido a primeira de sua área a conquistar um cliente por meio de um post no Twitter. A promoção oferecia R$ 2.000 em vale-compras.

A oferta, diz a construtora, acabou levando um consumidor a comprar um apartamento de três suítes em São Paulo. "Conseguimos um excelente resultado com um baixo investimento", afirma Romeo Busarello, diretor da Tecnisa.


Gavroche Fukuma
Folha de S.Paulo, 04/07/09


Nenhum comentário:



Acesse esta Agenda

Clicando no botão ao lado você pode se inscrever nesta Agenda e receber as novidades em seu email:
BlogBlogs.Com.Br