quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Massachusetts Institute of Technology debate sustentabilidade empresarial em São Paulo

Professor Richard Locke debate papel dos executivos na gestão do tema e o impulso da crise financeira para a adoção de novas práticas

No próximo dia 5, o MIT Sloan Latin American Board e o MIT Sloan Clube do Brasil realizam em São Paulo um encontro com executivos que estudaram nas principais escolas de negócio do mundo. Estará em pauta o papel dos líderes na inclusão da sustentabilidade em sua atuação empresarial, em apresentação realizada pelo professor Richard Locke. Reitor adjunto da Massachusetts Institute of Technology (MIT) Sloan School of Management e pesquisador nas áreas de Empreendedorismo e Sustentabilidade, Locke trará à discussão o resultado de seus estudos do S-Lab - Laboratory for Sustainable Business (Laboratório de Negócios Sustentáveis). O evento, que será realizado no Auditório do MAM às 20h, é apoiado pelo Itaú Unibanco.

Durante o encontro, Locke falará sobre a importância de desenvolver uma visão pragmática e não-convencional do tema na direção das empresas. “A necessária mudança no desenvolvimento sustentável empresarial atenderá tanto ao apelo dos consumidores, mais preocupados com o impacto ambiental e com o comércio justo, quanto ao do corpo gerencial das empresas, que lidam diretamente com as questões do dia a dia. O principal executivo não deve conhecer e entender o tema para ser o único ou principal agente transformador nas instituições, mas para estar atento e saber definir novas estratégias a partir do que acontece na sociedade e nos níveis operacionais”, afirma Locke. “Raramente a adoção de uma atuação responsável deve-se a uma ação do topo para a base”, completa.

Segundo Locke, a crise econômica trouxe uma boa oportunidade de repensar a forma de fazer negócios, uma vez que a economia de custos impulsionará as empresas para o próximo esforço de crescimento. Para ele, os gestores devem pensar em sustentabilidade como um agente para a gestão da qualidade, por meio da qual possam promover práticas empresariais mais eficientes, inovadoras e confiáveis, que diferenciem seus produtos e serviços no mercado.

Atualmente, os estudantes do S-Lab estão desenvolvendo parcerias com empresas e governos em todo o mundo para encontrar soluções relacionadas à sustentabilidade. “A meta é integrar todos as áreas e os conceitos envolvidos com o tema, para eliminar paulatinamente as distâncias entre os vários grupos de interesse, como profissionais do setor de energia, ambientalistas, cientistas políticos, entre outros. Estas áreas estão correlacionadas e devem passar a atuar juntas. O desafio é identificar como”, reflete o professor.

Após a apresentação de Locke, o debate moderado por Ricardo Marino, presidente da Felaban (Federação Latinoamericana de Bancos) e diretor executivo de Pessoas e Unidades Externas do Itaú Unibanco, terá participação de: Márcio Macedo da Costa, chefe de departamento da área de Meio Ambiente do BNDES; Eduardo Leão de Souza, diretor-executivo da Unica (União da Indústria de Cana-de-Açúcar); Marcelo Cardoso, vice-presidente de Desenvolvimento Organizacional e Sustentabilidade da Natura; Ricardo Young, presidente do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social; e Roberto Waack, presidente da Amata S.A., empresa florestal dedicada à produção de madeira certificada.

As inscrições para o evento podem ser feitas pelo e-mail leticia@mbaempresarial.combr, ou pelo telefone (011) 5051-9684, com Letícia ou Kátia. A participação tem o valor R$ 50,00.


Portal Fator Brasil, 04/08/09


Nenhum comentário:



Acesse esta Agenda

Clicando no botão ao lado você pode se inscrever nesta Agenda e receber as novidades em seu email:
BlogBlogs.Com.Br