segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Inscrições para o Prêmio ARede são prorrogadas

Interessados podem se inscrever até 11 de agosto

As inscrições para participar da segunda edição do Prêmio ARede, criado pela Momento Editorial, foram prorrogadas até o próximo dia 11 de agosto, segunda-feira. O objetivo desse prêmio é reconhecer e divulgar os melhores projetos que envolvam as tecnologias de informação e comunicação (TICs) para inclusão social.

A iniciativa pretende contemplar os melhores trabalhos desenvolvidos no Brasil. "Esse prêmio é mais um canal para estimular e dar destaque aos projetos. É uma maneira de fomentar a articulação em rede de seus protagonistas, fomentando o compartilhamento e a disseminação das melhores práticas", diz Lia Ribeiro Dias, diretora da Momento Editorial.

Os projetos inscritos devem estar relacionados às áreas de internet, rádio, vídeo e meios multimídia. Podem ser projetos desenvolvidos por empresas, diretamente ou por meio de fundações e institutos por elas mantidos; por organizações da sociedade civil e pelo setor público. Os trabalhos serão premiados em cinco modalidades: Terceiro Setor (nas categorias Organização da Sociedade Civil e Fundação e Instituto Empresarial, público ou privado); Empresas (categorias pública e privada); Setor Público (categorias municipal, estadual e federal); Especial Educação; e Personalidade do Ano. Para esta última categoria, a inscrição deve vir acompanhada de um breve perfil do candidato e justificativa de sua indicação.

No ano passado, a Momento Editorial premiou oito projetos, entre 163 inscritos, escolhidos pela comissão julgadora, que elegeu também o Ministro da Cultura, Gilberto Gil, como Personalidade do Ano. Os projetos escolhidos serão tema de uma edição especial da revista ARede, de circulação nacional, terão um certificado e um troféu.

Para esta edição, a editora convidou 20 personalidades com reconhecida atuação nas áreas a serem premiadas, distribuídas em grupos entre as diferentes modalidades e categorias. Entre elas, estão Ladislau Dowbor, professor titular no departamento de pós-graduação da PUC-SP, nas áreas de economia e administração; Sérgio Amadeu da Silveira, mestre e doutor em Ciência Política pela USP; Marco Antônio Lage, diretor de Comunicação Corporativa da Fiat Automóveis; Laurindo Lalo Leal Filho, sociólogo e jornalista; Manoel Horácio Francisco da Silva, presidente do Banco Fator; Luciano Meira, PhD em Educação e professor do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Pernambuco; e Maria Alexandra Cunha, doutora em Administração pela FEA/USP.

Os projetos vencedores serão divulgados pela Momento Editorial durante evento de entrega do Prêmio ARede e publicados no site após essa data. A cerimônia de premiação está prevista para o dia 10 de novembro, em São Paulo.

As inscrições para o Prêmio ARede são gratuitas. O regulamento e a inscrição estão disponíveis no endereço: www.arede.inf.br/premio2008. No endereço eletrônico estão disponíveis também os projetos premiados na edição do ano passado, os nomes e os perfis dos jurados.

Critérios
Cada trabalho inscrito deverá informar o objetivo do projeto, os resultados obtidos e sua principal contribuição. O resumo deve informar, ainda, as fontes de financiamento/sustentabilidade; prazo de desenvolvimento; titular e parceiros da iniciativa; modelo de gestão e modelo de representatividade comunitária (conselho gestor, processos eletivos, interação comunitária); tecnologias utilizadas (software, hardware, tipo de conexão à internet, plataformas de desenvolvimento, equipamentos digitais, ferramentas de interatividade – wikis e redes sociais); o público atendido (metas diretas e indiretas de alcance social); práticas sociais – apontar, sempre que possível, especialmente no caso de espaços públicos de inclusão digital, se há produção local de conteúdo e atividades colaborativas, para que fins a comunidade utiliza os recursos tecnológicos, se há arranjos produtivos locais associados ao projeto ou outras atividades/vocações que se potencializam por meio dele.


Sobre a Momento Editorial
A editora publica a revista ARede, que circula mensalmente e aborda o uso de tecnologias de informação e comunicação para a inclusão social. Com distribuição gratuita e conteúdo livre para fins não-lucrativos, a revista é editada nas versões impressa e online (www.arede.inf.br). A Momento Editorial edita também o Tele.Síntese Análise e o portal Tele.Síntese (www.telesintese.ig.com.br), com foco em TI e telecomunicações.


Tatiana Vasques, Michelle Ito e Regina Pimenta
Segs.com.br,03/08/08


Nenhum comentário:



Acesse esta Agenda

Clicando no botão ao lado você pode se inscrever nesta Agenda e receber as novidades em seu email:
BlogBlogs.Com.Br