quinta-feira, 29 de novembro de 2007

Sustentabilidade já faz parte do plano de metas das empresas

Publicado pelo Pauta Social em 28/11/07

É o que mostra a oitava edição do Guia EXAME de Sustentabilidade

A revista EXAME, maior publicação de negócios e economia do país, premiou na noite da última terça-feira, 27, no Teatro Alfa, em São Paulo, as empresas que melhor integraram a sustentabilidade às suas estratégias de negócios em 2007. No ranking das 20 empresas-modelo em responsabilidade corporativa, oito são estreantes: Accor, Amanco, Aracruz, Arcelor, Braskem, Caterpillar, IBM e Mapfre. As outras premiadas são: Acesita, Banco Itaú, Banco Real, Basf, CPFL, Elektro, IBM, Natura, Philips, Promon, Serasa, Suzano e Unilever.

“Quando tomamos a decisão de criar o Guia EXAME de Sustentabilidade (antigo Guia Exame de Boa Cidadania Corporativa), há oito anos, a responsabilidade corporativa era uma novidade e um grande desafio para as companhias. Exame foi pioneira, pois acreditou que o assunto não era um modismo e que tinha vindo para ficar. Hoje, o tema é um dos mais discutidos em empresas de todos os portes e segmentos no mundo todo”, disse Roberto Civita, presidente do Grupo Abril, em seu discurso de abertura do evento.

Segundo Civita, questões ambientais e sociais, que sempre foram marginais aos negócios, estão chegando ao coração da estratégia. “Do total de companhias analisadas, 63% contam com um comitê de sustentabilidade, 83% têm uma política corporativa ambiental e 81% utilizam critérios sociais para a escolha de seus fornecedores. Cerca de um terço dessas empresas também vincula a remuneração variável de seus executivos a metas ambientais e sociais.”

O Guia Exame de Sustentabilidade mostra que as companhias têm metas cada vez mais ambiciosas no quesito ecoeficiência, sobretudo no que se refere ao consumo de água e energia: 66% têm metas de redução do consumo de água e 72% de energia. Há indícios de que as organizações devem cada vez mais evoluir também no que se refere à emissão de gases de efeito estufa — seja no processo produtivo ou em outras etapas de sua atividade, como o transporte de materiais ou pessoas. Segundo o levantamento, 40% das empresas realizam hoje um inventário de emissão de gases de efeito estufa — e 32% já possuem metas de redução dessas emissões.

Embora o Guia Exame de Sustentabilidade aponte que há grande esforço das companhias em adaptar os seus negócios aos novos tempos, a postura sustentável das empresas brasileiras tem muito espaço para se estender pela cadeia de negócios: 64% monitoram o impacto ambiental de sua atividade produtiva, mas apenas 28% analisam a atividade de seus fornecedores no que se refere ao meio ambiente. Quando o assunto é o impacto social, porém, a porcentagem de empresas que levam em conta a atuação dos fornecedores chega a 81%. A maior parte delas verifica o cumprimento da legislação trabalhista, como se há trabalho infantil (68%) ou escravo (67%). Um percentual mínimo de empresas (5%) prevê, no entanto, medidas disciplinares e legais para as situações em que os fornecedores não se enquadram a esses indicadores de monitoramento.

Nas bancas de todo o país a partir da quinta-feira, 29, o Guia EXAME de Sustentabilidade, considerado o levantamento de maior credibilidade sobre o assunto no Brasil, é uma iniciativa pioneira de EXAME. Em 2007 passou por uma mudança metodológica ao firmar uma parceria com o Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (Gvces). Conhecido como uma das maiores autoridades em sustentabilidade do país, o Gvces é responsável, por exemplo, pelo Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da Bovespa, que reúne empresas responsáveis listadas na bolsa. A mudança do nome do Guia e da metodologia visam refletir as transformações em curso no Brasil, já que o tema vem saindo do terreno do discurso e da boa intenção e se traduz cada vez mais em ações que podem ser mensuradas.


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