quarta-feira, 8 de abril de 2009

Sergio Mindlin é o novo presidente do Conselho Deliberativo do Ethos

Sérgio Mindlin, presidente da Fundação Telefônica, acaba de assumir a presidência do Conselho Deliberativo do Instituto Ethos, em substituição a Oded Grajew, integrante do Movimento Nossa São Paulo, que continua como conselheiro. O anúncio foi feito em coletiva para a imprensa realizada na manhã desta segunda-feira, na qual estavam presentes Mindlin, Grajew e o presidente executivo do Instituto Ethos, Ricardo Young.

Dizendo-se honrado com o convite para assumir o cargo, Mindlin, que é um dos fundadores do Instituto Ethos, ao lado de Grajew, Ricardo Young e outros oito empresários, informou que não é a primeira vez que sucede Grajew num cargo de tal relevância. A primeira oportunidade em que isso aconteceu foi no Pensamento Nacional das Bases Empresariais (PNBE), organização coordenada por Grajew até o início da década de 1990, quando Mindlin o sucedeu. O mesmo ocorreu na Fundação Abrinq, onde Mindlin também foi sucessor de Grajew, primeiro como presidente do conselho e depois na presidência executiva da organização.

Oded Grajew foi presidente executivo do Ethos desde sua fundação, em 1998, até 2005, tendo-se afastado do cargo durante o ano de 2003, quando foi assessor da Presidência da República. Em 2005, foi sucedido por Ricardo Young e assumiu a presidência do Conselho Deliberativo da organização. Deixa a função para dedicar-se integralmente ao Movimento Nossa São Paulo, cuja criação, em 2006, significou, segundo ele “uma das três importantes iniciativas do Ethos para promover a articulação da sociedade brasileira em favor do desenvolvimento sustentável; as outras duas foram o Grupo Referencial de Empresas em Sustentabilidade (GRES) e o Fórum Amazônia Sustentável”.

De acordo com Grajew, as mudanças ocorrem por duas razões principais: a necessidade de alternância na função e uma melhor distribuição da carga de trabalho entre os membros do conselho.

Além da escolha de Mindlin para presidir o Conselho Deliberativo, também foi anunciada a eleição para o órgão de dois novos membros: Antonio Jacinto Matias, vice-presidente-executivo do Banco Itaú, e Raymundo Magliano Filho, diretor-presidente da Magliano Corretora de Câmbio e Valores Mobiliários.

Outra novidade anunciada na coletiva foi a constituição do Comitê de Ética, a ser formado até junho de 2009. Instituído pelo Conselho Deliberativo, esse comitê terá como objetivo ajudar as empresas na discussão dos dilemas por elas enfrentados. “Os dilemas são inevitáveis e fazem parte da construção de uma sociedade mais justa”, diz Ricardo Young. “A diferença está na postura que a empresa toma diante deles.”

Órgão de decisão geral sobre as iniciativas do Instituto Ethos, o Conselho Deliberativo é formado atualmente por 14 membros, com mandato de três anos, podendo ser eleitos por mais duas vezes. Sua composição deve ser alterada anualmente em um terço dos membros. As reuniões ocorrem a cada três meses e cada conselheiro deve estar presente em pelo menos 50% desses encontros.

“A governança do Instituto Ethos é dada pelo Conselho Deliberativo, e não pelos associados. Assim, seus membros precisam estar absolutamente comprometidos com a missão da organização e em sintonia com os anseios das empresas associadas”, afirma Ricardo Young. Isso é possível, segundo o presidente do Ethos, porque os processos adotados são multistakeholders. “Os associados são sempre ouvidos, permitindo que as decisões do Conselho Deliberativo tenham legitimidade e possam ser adotadas numa dinâmica que não paralise as atividades da organização”. Para Young, “o Conselho Deliberativo é a instância de onde emana a alma do Ethos, que se expressa em suas ações”.

Veja a seguir a composição atual do Conselho Deliberativo do Ethos:

Membros do Conselho Deliberativo do Instituto Ethos
Sergio Mindlin (presidente do Conselho) – diretor-presidente da Fundação Telefônica
Antonio Jacinto Matias – vice-presidente-executivo do Banco Itaú
Celina Borges Torrealba Carpi, vice-presidente do Grupo Libra
Daniel Feffer, vice-presidente corporativo da Suzano de Papel e Celulose
Eduardo Capobianco, vice-presidente da Construcap Engenharia e Comércio
Fábio Barbosa, presidente do Grupo Santander Brasil
Guilherme Leal, presidente-executivo da Natura Cosméticos
Hélio Mattar, presidente do Instituto Akatu pelo Consumo Consciente
Jorge Luiz Numa Abrahão, diretor da Uni Engenharia e Comércio
José Luciano Duarte Penido, diretor-presidente da Votorantim Celulose e Papel (VCP)
Marcelo Vespoli Takaoka, presidente da Y Takaoka Empreendimentos
Oded Grajew, integrante do Movimento Nossa São Paulo
Raymundo Magliano Filho, diretor-presidente da Magliano Corretora de Câmbio e Valores Mobiliários
Ricardo Young, presidente do Instituto Ethos


Benjamin S. Gonçalves, do Instituto Ethos, 07/04/09


Nenhum comentário:



Acesse esta Agenda

Clicando no botão ao lado você pode se inscrever nesta Agenda e receber as novidades em seu email:
BlogBlogs.Com.Br