quarta-feira, 8 de abril de 2009

EUA irão regulamentar divulgação em blogs

Regras do Federal Trade Commission vem sendo revistas para aumentar o rigor da disseminação livre de produtos e serviços em páginas pessoais e em redes sociais

Os blogs poderão ganhar um patamar de importância ainda maior dentro das estratégias dos anunciantes norte-americanos. A entidade Federal Trade Commission (FTC) está elaborando um conjunto de diretrizes que visam regulamentar as declarações e inserções a respeito de marcas e de produtos feitas pelos anunciantes e pelos próprios internautas em blogs, páginas pessoas e em demais redes sociais.

Segundo as recomendações que já vêm sendo escritas e que em breve deverão ser colocadas em prática, os anunciantes seriam responsáveis por qualquer informação ou declaração falsa a respeito de suas marcas, produtos e serviços que venham a ser postadas na internet. Os próprios blogueiros também não iriam escapar da vigilância da FTC e também poderão ser penalizados e até mesmo responder a processos pelos seus textos publicados a respeito de marcas, produtos e organizações.

É a primeira vez que as diretrizes do FTC vem sendo revistas desde o ano de 1980. Os motivos para isso são os novos meios de se produzir e veicular propaganda no cenário da internet e os efeitos que a propagação e compartilhamento livre de informações poderia ter entre o público. O principal alvo das novas diretrizes da entidade são as marcas que praticam o marketing viral por meio de usuários comuns. Por exemplo, quando uma companhia distribui amostras grátis de seu produto a blogueiros e internautas e eles, em contrapartida, postam informações na internet criticando ou aprovando o produto. Tal ação acaba, muitas vezes, propiciando um retorno expressivo por meio de um custo muito baixo para o anunciante.

Mesmo antes de entrar em vigor, as novas diretrizes já vem provocando discussões no cenário da publicidade norte-americana. A American Association of Advertising Agencies (Associação das agências de propaganda dos Estados Unidos) já veio a público demonstrar que considera uma atitude prematura regular os blogs e as novas mídias quando a própria maneira de se trabalhar com esses meios ainda não foi plenamente estruturada. A associação alega também as dificuldades de se monitorar os destinatários das amostras e de ações promocionais que poderiam vir a publicar notícias ou opiniões a respeito dos produtos.

De acordo com a Word of Mouth Marketing Association, os gastos dos anunciantes dos Estados Unidos com mídia de relacionamento (tanto a propaganda boca-a-boca como a divulgação de informações pela internet, via blog, Twitter, Orkut e demais redes sociais) alcançaram o montante de US$ 1,35 bilhão em 2007 e deverão subir para o patamar de US$ 3,7 bilhões até o ano de 2011.

Com informações do Financial Times e do Valor Econômico.


Meio & Mensagem Online, 03/04/09


Nenhum comentário:



Acesse esta Agenda

Clicando no botão ao lado você pode se inscrever nesta Agenda e receber as novidades em seu email:
BlogBlogs.Com.Br