quarta-feira, 8 de abril de 2009

Claro lança instituto de responsabilidade social

Investimento no primeiro ano de funcionamento será de R$ 10 milhões. Uma das propostas é premiar iniciativas inovadoras na área de educação

Futuramente, todas as ações de responsabilidade social da Claro ficarão sob o guarda-chuva do novo Instituto Claro, criado nesta semana. Inicialmente, a nova área desenvolverá e apoiará iniciativas em educação e difusão de novas tecnologias. Mas, segundo o presidente da Claro, João Cox, o instituto será também o chapéu para outras ações de sustentabilidade da operadora. Uma delas é o recolhimento de baterias e celulares. "Estudamos formas de reciclar esse material e dar outro uso que possa contribuir para o sociedade", afirma.

Cox também expressa entusiasmo com as novas tenologias. "O tema educação e como a tecnologia presente no celular pode contribuir para a melhoria do ensino nos instiga. Nós, que aprendemos com giz e lousa, precisamos motivar as novas gerações de uma forma diferente", afirma. Os internautas brasileiros passam em média 24,41 horas por mês navegando na internet. E os mais jovens utilizam pelo menos cinco funções no celular.

Umas das principais missões do novo Instituto Claro, apresentado a convidados em evento no Museu da Língua Portuguesa, na segunda-feira, 30, em São Paulo, é a construção colaborativa de conhecimento. A operadora pretende divulgar e apoiar novas tecnologias e formas de aprender. Antônio Britto Filho, presidente da nova área que funcionará na sede da Claro na capital, acumula o cargo com a diretoria de assuntos corporativos da empresa.

Alguns dos conselheiros do instituto são Carlos Seabra (IPSO), o jornalista Gilberto Dimenstein, Gilson Schwartz (Cidade do Conhecimento, USP) e Roseli de Deus (Poli, USP e Estação Ciência).

A operadora cria também o portal que contará com informações institucionais, além do Observatório (espaço para discussão de idéias) e o Laboratório (pesquisas acadêmicas, jogos online e ações sobre o impacto das novas tecnologias na aprendizagem). A intenção da Claro é mapear iniciativas brasileiras e trazer referências internacionais e premiar iniciativas inovadoras.

O Claro Curtas, festival nacional de curtas, também ficará sob o chapéu do Instituto Claro. Em outubro a operadora também realizará na cidade de São Paulo seminário internacional.

Internamente, o instituto gerenciará ações envolvendo funcionários da Claro como o Programa de Voluntário e Doação ao Fundo da Infância e da Adolescência (FIA) para estimular o engajamento de funcionários para a prática de ações sociais.

"Gostaria de falar como o instituto não pretende atuar. Não temos manual, nem mapa. Há um enorme espaço para ser construído. Onde quer que a tecnologia esteja sendo usada, vamos criar oportunidades para essas tribos dialogarem com a sociedade brasileira", afirma Antônio Britto Filho.


Sandra Silva
Meio & Mensagem Online, 31/03/09


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