quarta-feira, 28 de maio de 2008

Programa de consumo responsável: 5,5 bilhões de sacolas plásticas a menos

Com a presença do governador José Serra e de outras autoridades, a indústria do plástico e os supermercados de São Paulo vão formalizar nesta segunda, às 14h, o início do Programa de Qualidade e Consumo Responsável de Sacolas Plásticas, que visa a reduzir o consumo de sacolas plásticas no país em 5,5 bilhões de unidades por ano – o equivalente a 30% do total atual de 18 bilhões – no período de 12 meses.

A cerimônia de abertura da Apas 2008, no Expo Center Norte, será palco para a assinatura do termo de implementação da iniciativa conjunta da Plastivida Instituto Sócio-Ambiental dos Plásticos, do Instituto Nacional do Plástico (INP) e da Associação Brasileira da Indústria de Embalagens Flexíveis (Abief), que conta com o apoio da Associação Brasileira de Supermercados (Abras) e da Associação Paulista de Supermercados (Apas).

O programa estabelece a produção e distribuição de sacolas plásticas de melhor qualidade, fabricadas de acordo com a norma ABNT 14.937, capazes de acondicionar mais produtos, dispensando o uso sobreposto para evitar que se rompam (pesquisa de observação realizada pela SP Trade em 12 supermercados na cidade de São Paulo revelou que 13% dos consumidores utilizam as sacolinhas em duplicidade e, em 61% dos casos, ocupam menos da metade da sua capacidade). Mais resistentes, as sacolas poderão suportar até 6 quilos e serão identificadas com um Selo de Qualidade.

O projeto piloto será instalado no dia 29 (quinta-feira) em 18 lojas da Grande São Paulo – 14 das redes Pão de Açúcar e Carrefour e 4 de outras bandeiras – e depois espalhado para outras 9 capitais. O programa prevê ainda ações de educação para conscientizar os consumidores a usar apenas o número de embalagens necessário para transportar as compras. Os operadores de caixa e os empacotadores receberão treinamento específico para isso.

Sobre a Plastivida, o INP e a Abief
A Plastivida Instituto Sócio-Ambiental dos Plásticos, fundada em 1994, acumula grande conhecimento em áreas como educação ambiental, responsabilidade social e legislação sobre manejo de resíduos sólidos urbanos, coleta seletiva e reciclagem e vem promovendo a interação entre a sociedade, os governos e as indústrias do setor. A utilização ambientalmente correta do plástico está entre seus principais objetivos.

O Instituto Nacional do Plástico (INP) iniciou suas atividades em 1989 com o propósito de atuar como vertente tecnológica da cadeia produtiva do plástico. Trabalha ainda no sentido de tornar o mercado brasileiro de plásticos mais competitivo no cenário internacional e desenvolve projetos a partir das seguintes frentes de trabalho: Qualidade e Produtividade, Tecnologia, Agronegócio, Qualificação Profissional, Normalização, Imagem do Plástico e Exportação.

A Associação Brasileira da Indústria de Embalagens Plásticas Flexíveis (Abief), criada em 1977, reúne hoje 166 empresas responsáveis pela produção de diversos tipos de embalagens. Tem como um de seus principais objetivos promover a integração de toda a cadeia produtiva do plástico até a empresa usuária de embalagem. A entidade também fomenta a reciclagem de conhecimentos e a atualização tecnológica e mercadológica das empresas do setor nos âmbitos nacional e internacional.


Envolverde, 28/05/28
© Copyleft - É livre a reprodução exclusivamente para fins não comerciais, desde que o autor e a fonte sejam citados e esta nota seja incluída.


Nenhum comentário:



Acesse esta Agenda

Clicando no botão ao lado você pode se inscrever nesta Agenda e receber as novidades em seu email:
BlogBlogs.Com.Br