quinta-feira, 21 de junho de 2007

Cidadãos paulistas usam internet para fazer denúncias

Publicado por Computerworld em 20/06/07

Furto ou perda de documentos, de aparelhos celulares e de placas de veículos; desaparecimento e encontro de pessoas; furto de automóveis são os crimes que podem ser registrados pela internet, sem sair de casa, utilizando-se a Delegacia Eletrônica.

Diante disso, o estado criou em janeiro de 2000, o serviço pela web aumentou o número de registros de 21.118 boletins de ocorrência registrados naquele ano para 186.904 em 2006. Dados do Infocrim (Sistema de Informação Criminal) mostram que, somente em 2005, 90% dos furtos de celulares, 89% dos furtos de placas de veículos (dianteira ou traseira), e 70% dos furtos de documentos contabilizados pela Polícia foram registrados via internet, pela Delegacia Eletrônica.

Considerada um avanço tecnológico, a Delegacia Eletrônica otimiza a mão-de-obra policial liberando parte do efetivo para investigar e esclarecer casos com mais eficiência em menor tempo. O sistema ainda passou por uma grande reforma, e conta, hoje, com 28 terminais de computadores, sendo 26 para atendimento ao público; e 44 policiais civis que atendem à demanda dos 645 municípios do Estado de São Paulo.

Para registrar o boletim de ocorrência eletrônico a vítima deve acessar o endereço na internet (http://www.ssp.sp.gov.br/bo) e preencher o formulário. A confirmação do registro da ocorrência é recebida pela vítima por e-mail e, na mensagem, constará um link e uma senha para imprimir o documento. Se a vítima não tiver um computador em casa, o governo lembra que criou Infocentros, Poupatempos e Telecentros também com essa finalidade.


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