quinta-feira, 21 de junho de 2007

Cidadãos do mundo em ação

Entrevista da semana do
Portal do Voluntário

Um grande movimento de cidadãos sem fronteiras. Em apenas alguns meses de existência, a ONG internacional de ciberativismo Avaaz já conquistou mais de um milhão de membros.

Avaaz, palavra que significa voz ou canção em várias línguas asiáticas, foi fundada conjuntamente pela Res Publica, um grupo global de advocacy da sociedade civil, e pelo MoveOn.org, grupo de ativismo online com mais de três milhões de membros. A idéia é fazer com que cidadãos do mundo inteiro participem de campanhas globais utilizando a internet de maneira criativa e eficaz.

Ao fazer uso da mais moderna tecnologia, a Avaaz.org possibilita que pessoas comuns de todos os cantos do planeta entrem diretamente em contato com importantes autoridades mundiais, corporações e meios de comunicação. Desta forma, um brasileiro, um russo ou um japonês podem se manifestar pelo fim dos conflitos no Oriente Médio, pelo fechamento do presídio de Guantânamo ou pela implantação de medidas eficazes contra o aquecimento global. Tudo isso se espalhando com a velocidade da internet.

A equipe da Avaaz é pequena, mas reúne integrantes em mais de 180 países e seu site é traduzido em 12 línguas. Graziela Tanaka, representante do movimento no Brasil, acredita que o ativismo online é eficiente e veio para ficar.

Portal do Voluntário - A Avaaz é uma organização mundial de ativismo online. Como surgiu e de que forma funciona?
Graziela Tanaka - O ativismo online já acontece em outras partes do mundo e é novidade aqui no Brasil. A idéia surgiu ao se perceber o potencial da Internet para campanhas políticas e divulgação de questões sociais. Um trabalho que levaria meses da forma tradicional de mobilização, através da Internet acontece em dias. A petição contra mudanças climáticas da Avaaz por exemplo conseguiu mais de 100.000 assinaturas em 10 dias. Apesar de outras iniciativas já existirem a Avaaz é a primeira rede de ativismo online global – e que já tem mais de 1 milhão de participantes de todos os países do mundo. A idéia surgiu porque o ser humano hoje está globalizado, ele se interessa por questões globais, ele quer um mundo mais justo e quer poder impactar as mudanças de alguma forma. A Avaaz oferece o meio mais simples de uma pessoa impactar uma questão de importância internacional – o click de um mouse.

Manifestação contra o aquecimento global durante encontro do G8

Portal do Voluntário - Qual é a principal missão da Avaaz? Quais os principais resultados alcançados até hoje?
Graziela Tanaka - A principal missão da Avaaz é fazer a voz do cidadão comum de qualquer parte do mundo ter um poder sobre decisões políticas internacionais. A política está mudando e a opinião pública se torna cada vez mais importante. Antes da Avaaz, não existia um para-raio global que pudesse direcionar milhares de vozes por uma só causa. Essas vozes todas unidas tem um peso, e queremos usar ela por causas justas. Os membros da Avaaz.org estão se mobilizando em prol de um mundo mais justo e pacífico e de uma visão humana da globalização. Com apenas 5 meses de lançamento já conseguimos muita coisa e fomos ouvidos em importantes meios políticos. Durante o encontro do G8 levamos a petição para o principal negociador da Alemanha do G8, Dr. Bernd Pfaffenback, ele pessoalmente nos assegurou que a os interesses dos membros da Avaaz estariam representados na Alemanha. Como resultado nossa principal demanda da petição – garantir negociações pós-Kyoto até o final do ano – foi anunciada ao final do encontro do G8. Além disso já nos reunimos com representantes dos EUA, França, Inglaterra e Brasil, conseguimos um destaque nos principais jornais do mundo e, a maior conquista fala por si só – 1 milhão de membros de todos os cantos do planeta.

Portal do Voluntário - Como foi organizada a petição contra o aquecimento global entregue em Brasília e qual o objetivo dela?
Graziela Tanaka - A petição foi organizada puramente online. Como isso funciona? Nós escrevemos um email e pedimos para as pessoas encaminharem para amigos e familiares. Simples assim. A velocidade de comunicação da Internet permite que uma mensagem rode o mundo. Por de trás disso temos uma equipe de coordenadores de campanhas e analistas políticos que nos garante o conteúdo do alerta e promove a articulação política, por isso que funciona. Nossa equipe é especializada em encontrar momentos de oportunidade política e direcionar milhares de vozes para ela, para se ter um impacto. Esse método só funciona porque as pessoas sabem que a ação delas – de assinar a petição e encaminhar o alerta – vai ter um verdadeiro impacto, que a ação não é em vão.

Entrega em Brasília da petição com mais de 375 mil assinaturas

Portal do Voluntário - Como foi a entrega? Quantas assinaturas foram conseguidas?
Graziela Tanaka - Conseguimos 375.000 assinaturas, sendo que a petição dobrou na semana do G8, justamente quando enviamos o alerta sobre a recusa do Bush de aceitar a proposta contra o aquecimento global da Alemanha. A entrega foi muito importante pois o Brasil representa os grandes países em desenvolvimento (junto com a Índia e a China) que são responsáveis por grande parte da emissão. Além disso o presidente Lula se demonstrou uma forte voz internacional contra o aquecimento global e a favor das energias alternativas. A entrega reforça a espectativa da população mundial que nossas lideranças tomem atitudes concretas.

Portal do Voluntário - Qual a importância dessa petição, já que foi a primeira entregue ao governo brasileiro desde o lançamento da Avaaz?
Graziela Tanaka - A entrega não foi uma simples formalidade mas uma reunião séria, demonstrando que o mundo está prestando atenção em cada passo dado pelos nossos representantes, e que se necessário vamos cobrar atitudes mais ousadas deles. No caso do Brasil, o discurso é lindo, mas na prática ainda falta muito chão. Os políticos ainda vão se surpreender muito em ver que nós somos mais bem informados do que eles pensam. A entrega mostra também o nosso poder de mobilização, o que sempre é um peso político forte. Foi um passo importante para a relação da Avaaz com o governo brasileiro e sem dúvida valida nosso trabalho para os membros brasileiros. Queremos ser parceiros do governo porém para isso esperamos que eles façam a coisa certa.

Portal do Voluntário - Como você chegou até a Avaaz?
Graziela Tanaka - Eu já vinha trabalhando com formulação de políticas públicas e mobilização da sociedade civil, também trabalhei com inciativas de inclusão digital. Acho que todo mundo que trabalha na área social se confronta com períodos de frustração em que você acha que o esforço é muito para pouca mudança. Eu sabia que tinha que haver uma maneira de mudar o mundo que fosse rápida e efetiva. Acho que isso que os jovens querem ver – tem muita coisa errada no mundo e queremos ver mudanças dramáticas acontecerem durante o nosso tempo de vida. Quando eu conheci a Avaaz vi que essa era uma alternativa nova e viável com um potencial extraordinário. Nossa equipe toda é assim, acreditamos que o mundo precisa de uma geração idealista e eficiente.

Portal do Voluntário - O uso da tecnologia pode ser considerado uma nova e potente ferramenta para mobilização em torno de uma causa? Esse tipo de mobilização, online, é realmente efetivo?
Graziela Tanaka - Sem dúvida! A Internet já é usada pra quase tudo, imagina se ela for usada efetivamente por mudanças sociais? Eleições inteiras já são influenciadas pela Internet, milhões de dolares já podem ser arrecadados em casos de urgências globais – como o Tsunami. Na Indonésia uma mobilização contra o presidente foi organizada por mensagens de texto via celular, e ele foi derrubado. Nosso vídeo no YouTube contra o choque entre o Islam e o mundo Ocidental foi visto por mais de 700.000 pessoas. Há milhares de casos pelo mundo de como a Internet vem influenciando a política, e acho que muita coisa que nem podemos prever, ainda está por vir...

Manifestação contra guerra no Iraque

Portal do Voluntário - Quais as principais campanhas organizadas até hoje?
Graziela Tanaka - Além da campanha contra o aquecimento global, nossas principais campanhas foram:
- Demita Paul Wolfowitz – Presidente do Banco Mundial (por causa de escândalos de corrupção)
- Verdadeiras Negociações de Paz no Oriente Médio
- Feche Guantanamo (predído Americano com abusos de direitos humanos)
- Petróleo Iraquiano (oponha a lei que dá o controle de empresas internacionais a poços de petróleo iraquianos)

Portal do Voluntário - Quem tiver interesse em saber mais, em participar das campanhas da Avaaz, deve proceder de que forma?
Graziela Tanaka - Basta entrar no site: www.avaaz.org/po e se inscrever para receber os alertas. Nós enviamos uma média de um email por semana dos assuntos mais variados dependendo dos acontecimentos políticos da semana. Os alertas direcionam as pessoas para a ação coletiva a ser tomada dentro ou fora das telas do computador.


Nenhum comentário:



Acesse esta Agenda

Clicando no botão ao lado você pode se inscrever nesta Agenda e receber as novidades em seu email:
BlogBlogs.Com.Br