quarta-feira, 16 de maio de 2007

Bench Mais, os modelos para o desenvolvimento sustentável em livro


Publicado pela Agência Envolverde em 16/04/2007

O desenvolvimento de processos de sustentabilidade e excelência em gestão ambiental têm um aliado importante, o Bench Mais - Benchmarking Ambiental Brasileiro, programa de melhores práticas desenvolvido pela Mais Projetos, empresa que nos últimos cinco anos tem trabalhado para trazer à luz os modelos organizacionais e de gestão criados por empresas de todo o País para enfrentar os desafios ambientais e da sustentabilidade no dia a dia empresarial. Este ano a empresária e gestora ambiental Marilena Lino Lavoratto, idealizadora do Bench Mais vai realizar a quinta edição do evento. E para comemorar o sucesso, está preparando um livro, o “Bench Mais – As melhores Práticas da Gestão Ambiental no Brasil”.

Nas quatro edições anteriores um júri formado por especialistas identificou 85 projetos, de 63 empresas, que carregam em seu bojo a semente da excelência e da responsabilidade com a gestão de recursos naturais, energéticos e humanos. “Uma das exigências é que os cases apresentados pelas empresas contribuam com a formação e qualificação de processos além do interesse específico da própria organização”, explica Marilena. A própria Mais Projetos, empresa que organiza o Benchmarking Ambiental Brasileiro, já se tornou referência na formação e capacitação de pessoas para a gestão sustentável.

O Banco de Melhores Práticas, criado a partir dos cases empresariais inscritos nos últimos anos, é um material riquíssimo e com grande potencial de replicação em organizações que enfrentam desafios semelhantes. Entre as empresas que já passaram pelo crivo do Benchmarking estão empresas de todos os portes. Os setores também são múltiplos, vão desde empresas gestoras de estradas, indústrias químicas, distribuidoras de energia, produtores de papel e celulose, a pequenas ONGs que contribuem com seu trabalho para projetos de ação local com grande capacidade de impacto social positivo. Os trabalhos apresentados no Bench Mais – Benchmarking Anbiental Brasileiro são avaliados por profissionais que atuam em empresas e organizações ligadas à sustentabilidade e à responsabilidade social, como Ricardo Rose, diretor de Meio Ambiente da Câmara Brasil Alemanha, Julio Tocalino, diretor executivo da revista meio Ambiente Industrial, Emerson Kapaz e Sebastião Ney Vaz Junior, presidente da Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente, entre muitos outros.

Para registrar os cinco anos em que o Bench Mais tornou-se uma referência de melhores práticas em gestão Ambiental, a Mais Projetos se associou este ano à Ruschel & Associados, do jornalista Rogério Ruschel, a ao Instituto Envolverde editar o livro “Bench Mais – As melhores Práticas da Gestão Ambiental no Brasil”. O objetivo desta parceria é aproveitas as experiências acumuladas de três organizações que já têm tradição no universo da informação e do conhecimento em meio ambiente e desenvolvimento sustentável. “Queremos registrar com competência aquilo que as organizações fazem de melhor em gestão ambiental”, diz Marilena.

Para Marilena, a parceria com a Ruschel & Associados e com o Instituto Envolverde vai dar continuidade ao trabalho que a Mais Projetos vem desenvolvendo há anos. “Vamos conseguir dar mais visibilidade às iniciativas vencedoras do Benchmarking Ambiental Brasileiro, de forma que possam ser replicadas e contribuir para a sustentabilidade de mais organizações por todo o Brasil”, diz. O livro será editado pelo Instituto Envolverde, uma ONG ligada à Revista Digital Envolverde, que há doze anos edita no Brasil o Projeto Terramérica, ligado ao Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, e que em 2006 recebeu do Instituto Ethos o 6º Prêmio Ethos de Jornalismo na categoria Iniciativa Editorial – Mídia Digital.

As organizações que participaram das quatro edições anteriores do Benchmarkink Ambiental Brasileiro e tiveram seus cases selecionados vão poder mostrar seu trabalho a professores e alunos de diversas universidades brasileiras que já reservaram exemplares para suas bibliotecas. “O que pretendemos é levar aos estudantes, os profissionais que estarão nas organizações em poucos anos, o estado da arte em gestão ambiental”, diz Rogério Ruschel. E neste ponto o jornalista tem experiência. Foi ele quem editou o livro “A caminho do desenvolvimento sustentado”, com a memória dos primeiros cinco anos do Prêmio Ambiental Von Martius, oferecido todos os anos pela Câmara Alemã para iniciativas em meio ambiente de empresas, governos e ONGs.


Nenhum comentário:



Acesse esta Agenda

Clicando no botão ao lado você pode se inscrever nesta Agenda e receber as novidades em seu email:
BlogBlogs.Com.Br