quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Voluntários usam Twitter para organizar festival de apoio a causas sociais

Segunda edição do Twestival acontece dia 11 de setembro, no Rio. Em dificuldades, Sociedade Viva Cazuza será instituição beneficiada

Um grupo de 11 voluntários, entre jornalistas, designers, profissionais de marketing e tecnologia da informação, vem usando o Twitter como ferramenta a favor de uma causa social. Para eles, a pergunta básica de acesso à rede não é mais "o que você está fazendo?, mas "como você se organiza para ajudar?".
Uma das ações do grupo é organizar o Twestival, evento criado na Inglaterra e que terá sua 2ª edição no Rio, no dia 11 de setembro, tem o objetivo de arrecadar fundos para uma instituição de caridade.

A oportunidade também serve para que as arrobas, que conversam e trocam informação diariamente, se conheçam em um happy hour offline e batam papo que excedam os 140 caracteres habituais do Twitter.

“É aberto a pessoas das mais diversas formações intelectuais e profissionais. Os usuários do Twitter se encontram pessoalmente para um evento social. Mas a razão mais importante é apoiar uma causa social e angariar fundos, coletivamente”, explica Cláudia Catherine, diretora de marketing e idealizadora do projeto no Brasil.

Apoio à Sociedade Viva Cazuza
Desta vez, a instituição escolhida é a Sociedade Viva Cazuza, que passa por séria crise financeira desde que o apoio do governo federal foi cortado. A instituição criada, em 1990, ajuda 22 crianças e adolescentes que já nasceram com o vírus HIV. Elas precisam de lar, estudo e cuidados médicos. A renda principal vem dos direitos autorais do cantor Cazuza, que morreu por complicações da doença há 19 anos.

“A instituição beneficiada precisa ser aprovada pela comissão internacional. Portanto, deve ter boa reputação, ser transparente e bem conhecida. Não convém que seja ligada a política ou religião”, diz Roney Belhassof, consultor em gestão do conhecimento e um dos organizadores do evento no Rio.

Como surgiu o Twestival
Em setembro de 2008, em Londres, um grupo de ‘twitteiros’ decidiu organizar um evento para interagir no mundo real. O objetivo era deixar os 140 caracteres de lado e conhecer os rostos por trás dos avatares.

Além disso, como as ações sociais fazem parte da cultura inglesa, aproveitaram a oportunidade e angariaram fundos para uma instituição de caridade local.

Em menos de duas semanas, mais de 300 pessoas se mobilizaram a favor da The Connection, programa que ajuda desabrigados e moradores de rua, em Londres.

A ideia deu tão certo que os organizadores decidiram fazer um evento a cada trimestre e espalhar o conceito pelo mundo. No segundo encontro, em fevereiro de 2009, foram arrecadados US$ 250 mil para ajudar a ONG Charity: Water, organização que faz poços de água potável na África. O Rio de Janeiro participou desta edição, e obteve a melhor arrecadação de toda a América Latina.

A força das redes sociais
A 2ª edição, que acontece dia 11 de setembro, no Rio, foi toda organizada pela internet. “Raramente nos encontramos pessoalmente para falar do Twestival. Os espaços online parecem mais produtivos na hora de organizar um projeto como esse”, esclarece Roney que, junto com o jornalista Pedro Cardoso, visitou e escolheu o espaço físico para a realização do evento.

Rede sociais
As redes sociais são o segredo do sucesso de toda esta mobilização. Graças a contatos pessoais, os organizadores conseguem divulgar o Twestival e multiplicar a informação pela web.

“A capacidade de replicação de uma mensagem em uma rede social é maior que a divulgação boca a boca. Muitos podem "ouvir" nossas conversas na rede e participar delas”, diz Cláudia.

Além do Twitter, o grupo usa o Orkut, o Facebook e os blogs de amigos para alcançar o maior número de pessoas possível. “As redes são outras, mas as pessoas são as mesmas, mesmo que não acessem as mesmas redes. Ou seja, quem usa redes sociais tem interesse em se socializar”, comenta Roney.

Como participar
Quem quiser participar do Twestival pode doar dinheiro através da Vakinha. Além disso, a Sociedade Viva Cazuza também aceita roupas novas ou em bom estado, alimentos, produtos de higiene pessoal e limpeza. Basta entrar em contato pelo email twestivalrio@gmail.com para conhecer o procedimento em relação à entrega destas doações.

Também é possível oferecer artigos para serem sorteados durante o encontro; entrar em contato com empresas interessadas em apoiar o evento; ou divulgar a iniciativa em blogs.

Serviço
Estação Pública - Catete
Sexta-feira, 11/09/2009, às 19h
Rua do Catete, 104 (ao lado do Metrô), Rio de Janeiro
www.estacaorepublica.com.br

Siga os organizadores do evento no Twitter:
Bruno Fontes - @brunofontes
Cláudia Catherine - @claudiaruiva
Cláudia Mello - @claudiamello
Leanderson Silva - @lesilva
Leonardo Cabral - @LeoCabral
Luanda Pereira - @happymonn
Patricia Haddad - @pathaddad
Pedro Cardoso - @pedrocardoso
Renato Costa - @Evidente
Rodrigo Bastos - @bigdigo
Roney Belhassof - @roney


Bia Mansur especial para o G1, no Rio
Jandira Feijó, 18/08/09


Nenhum comentário:



Acesse esta Agenda

Clicando no botão ao lado você pode se inscrever nesta Agenda e receber as novidades em seu email:
BlogBlogs.Com.Br