domingo, 2 de agosto de 2009

Manual busca facilitar a disseminação dos conceitos de RSE

O Instituto Ethos lança nesta quarta feira (29/07) o Manual de Incorporação dos Critérios Essenciais de Responsabilidade Social Empresarial.

Produzida pelo Instituto Ethos no âmbito do Programa Tear, a publicação pretende orientar as empresas na incorporação dos critérios de responsabilidade social empresarial (RSE) em sua gestão e administração, ajudando-as a estabelecer relações comerciais sustentáveis e socialmente responsáveis. A idéia é que o manual facilite a ampliação do objetivo básico do Programa Tear, que é a disseminação desses conceitos e, consequentemente, a ampliação das oportunidades de mercado para as pequenas e médias empresas.

O manual enfatiza em sua introdução que “o momento atual é de desafio para lidar com problemas que afetam todas as organizações, independentemente do local em que elas operam”. Para o Instituto Ethos “contribuir para reverter o quadro ameaçador do aquecimento global e erradicar as desigualdades sociais não é tarefa a ser cumprida por apenas uma empresa. Na era em que vivemos, o relacionamento intrínseco das ações e reações torna o sistema social complexo e interdependente”.

Diante desse cenário, além de adotar um comportamento socialmente responsável, as empresas devem fazê-lo de forma integrada e vinculada ao ambiente em que estão inseridas. O Ethos lança esse manual sabendo que os líderes empresariais mais atentos aos riscos éticos, sociais e ambientais conseguem vislumbrar oportunidades e obter vantagem competitiva ao encarar a responsabilidade social empresarial de forma estratégica.

De acordo com a publicação, os critérios essenciais de RSE estão agrupados em sete grandes áreas de interesse: direitos humanos; direitos das relações de trabalho; proteção das relações de consumo; meio ambiente; ética e transparência; diálogo/engajamento com stakeholders; e governança corporativa. O manual busca ajudar a empresa a relacionar esses temas com suas atividades e orientá-la a implantar práticas responsáveis na gestão interna e nas relações comerciais.

Na publicação, o leitor tem acesso a uma lista de documentos, instrumentos e fontes de referência que ampliam e esclarecem os conceitos de gestão sustentável. Cita exemplos de formas encontradas por diversas empresas para implantar práticas inerentes a cada critério e orienta a análise do grau de evolução em que se encontra a empresa, verificando sua consonância com as legislações e as autorregulações, certificáveis ou não, em cada tema e critério. Ao fazer essa análise mais detalhada e sistêmica de seu negócio, a empresa poderá planejar-se, utilizando para isso os próprios critérios essenciais de RSE ou as diversas ferramentas de gestão para sustentabilidade que existem atualmente.

Entre elas, o manual relaciona os critérios essenciais de RSE com três ferramentas complementares, de amplo alcance no Brasil: os Indicadores Ethos de Responsabilidade Social Empresarial 2008, os Indicadores Ethos-Sebrae de Responsabilidade Social Empresarial para Micro e Pequenas Empresas 2007 e as Diretrizes para Relatório de Sustentabilidade 2006 GRI (G3), da Global Reporting Initiative (GRI).

Fabrício Ângelo (Envolverde), Edição de Benjamin S. Gonçalves (Instituto Ethos)


Nenhum comentário:



Acesse esta Agenda

Clicando no botão ao lado você pode se inscrever nesta Agenda e receber as novidades em seu email:
BlogBlogs.Com.Br