sábado, 28 de fevereiro de 2009

Redes wireless viabilizam projeto de inclusão digital do Minicom

Por conta da dificuldade das prefeituras em fazer o cabeamento, ministério optou por solução sem fio na instalação de telecentros

A dificuldade em instalar cabeamento por parte das prefeituras fez o Ministério das Comunicações optar por redes wireless na instalação dos telecentros comunitários, pontos de acesso à internet de forma gratuita que serão instalados no 5,564 mil municípios do Brasil.

Segundo Carlos Roberto Paiva, diretor do departamento de inclusão digital do ministério, alguns municípios tinham dificuldades para realizar o cabeamento das máquinas. Dessa forma, foi incluída no edital a compra de roteadores sem fio.

A empresa vencedora, no caso a Positivo, se comprometeu a entregar toda a infra-estrutura do telecentro e fazer a instalação. São dez máquinas, com sistema operacional já instalado, e o roteador sem fio, fornecido pela D-Link. O link de internet é do próprio ministério, contratado da Embratel.

Paiva explica que o uso das redes sem fio facilitou muito a implementação dos telecentros. Para viabilizar o projeto, foram utilizados 6,2 mil roteadores e 62 mil placas wireless.

Os roteadores chegavam até as prefeituras previamente configurados. Com isso, a inserção dos parâmetros de rede não precisava ser feita, economizando tempo e custos. Por não precisa de cabeamento, também, as prefeituras não tiveram de gastar com obras ou adaptação das salas, que apenas necessitavam de energia para a instalação dos computadores.

Cada kit fornecido pela Positivo custou aos cofres do ministério 21,4 mil reais, conforme preço estabelecido em pregão. Até março, de acordo com Paiva, todos os municípios do país vão contar com, ao menos, um telecentro. O governo já estuda a possibilidade de ampliar o projeto, instalando mais 3 mil telecentros.


Rodrigo Caetano
Computerworld, 19/02/09


Nenhum comentário:



Acesse esta Agenda

Clicando no botão ao lado você pode se inscrever nesta Agenda e receber as novidades em seu email:
BlogBlogs.Com.Br