segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Finalista de concurso cria moeda que circula apenas na comunidade;

Fruto de uma parceria entre a Folha e a Fundação Schwab, o prêmio Empreendedor Social 2008 identifica e premia líderes de projetos sociais inovadores e sustentáveis. Este ano, o vencedor foi o advogado André Luis Cavalcanti de Albuquerque, 42. Porém, entre os finalistas, existem muitos projetos interessantes que serão mostrados em videocasts.

O editor-assistente do caderno Empregos, Carreiras e Negócios, Cássio Aoqui, mostra um pouco do trabalho de mais um finalista do concurso: Joaquim de Melo Neto, 46.

Teólogo e educador popular, Neto criou o Instituto Palmas, entidade gestora e única certificadora de bancos comunitários no Brasil, por meio dos quais estimula a geração de trabalho e renda e o desenvolvimento econômico de comunidades de baixa renda.

Tudo começou com o Banco Palmas, o primeiro comunitário do país e, atualmente, o mais importante. Ele introduziu um modelo inédito no mundo, com propriedade e gestão da comunidade. Entre as novidades, criou uma moeda paralela ao real, o palma, que circula apenas na comunidade, fazendo com que os recursos financeiros permaneçam no bairro.

Criado em 2003, por Neto, como um desdobramento do Banco Palmas e com a finalidade de gerir e certificar os bancos comunitários replicados, o Instituto Palmas, de Fortaleza, já atendeu cerca de 200 mil pessoas em 33 municípios de seis Estados (CE, PI, MA, BA, ES e MS), além da Venezuela.

Mais informações podem ser encontradas no site: www.bancopalmas.org.br

Premiação

A cerimônia de premiação foi realizada no auditório do Masp, na noite de quinta-feira (27). A apresentação foi feita pela atriz Lígia Cortez e pelo colunista da Folha Pasquale Cipro Neto. Veja, no videocast a seguir, as imagens do evento.

Concurso

Realizado pela quarta vez no Brasil, o prêmio Empreendedor Social busca identificar líderes de organizações --com ou sem fins lucrativos-- que desenvolvam produtos ou serviços voltados à melhoria de comunidades marginalizadas.

A rede mundial formada pelos 140 empreendedores sociais da Fundação Schwab abrange 41 países. O mais novo integrante do seleto grupo, André Albuquerque, junta-se agora a outros 11 brasileiros, 3 deles eleitos pelo Prêmio Empreendedor Social: Tião Rocha (2007), do CPCD; Fábio Bibancos (2006), da Turma do Bem; e Eugenio Scannavino Netto (2005), do Projeto Saúde e Alegria.

No Brasil, a Folha é parceira exclusiva da Fundação Schwab para a realização do prêmio, que tem como apoiadores o Centro de Estudos do Terceiro Setor da Fundação Getulio Vargas, o Gife (Grupo de Institutos, Fundações e Empresas), o Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, a SGS e o portal UOL.


da Folha Online, 01/12/08


Nenhum comentário:



Acesse esta Agenda

Clicando no botão ao lado você pode se inscrever nesta Agenda e receber as novidades em seu email:
BlogBlogs.Com.Br