sábado, 15 de novembro de 2008

Profissionais optam cada vez mais pelo terceiro setor

Hoje, cerca de 4 milhões de pessoas trabalham no terceiro setor no Brasil. O número de vagas cresceu duas vezes mais que a média geral do país nos últimos anos. Nesse contexto, longe da imagem de trabalho voluntário, organizações não-governamentais, institutos e fundações atraem cada vez mais profissionais bem sucedidos da iniciativa privada.

Esse foi o caminho que o diretor-presidente do Instituto C&A, Paulo Castro, resolveu seguir. Formado em economia, Castro atuou durante 18 anos na C&A. Em sete deles, o executivo acumulou o cargo de conselheiro do instituto responsável pela parte de responsabilidade social da empresa. Apaixonou-se pelas causas sociais e hoje é o principal dirigente da instituição. “A possibilidade de colocar a energia em uma causa que tem dimensão social amplia o sentido do que você está fazendo”, afirma.

Buscando um sentido maior para a vida, a coordenadora de comunicação do programa Geração MudaMundo, da ONG Ashoka Empreendedores Sociais, Juliana Soares, também optou por fazer carreira no terceiro setor. “Trabalhar no terceiro setor trouxe mais paixão, prazer e vontade”, revela.

Formada em publicidade pela ESPM, universidade que tradicionalmente forma profissionais para grandes agências, há dois anos Juliana quis traçar um caminho diferente. “Foi uma escolha pessoal, não financeira. Queria uma razão maior para minha profissão do que um comercial de 30 segundos”.

Formação
Assim como Castro e Juliana, profissionais de diversas áreas têm optado por fazer carreira no terceiro setor, mas para isso é necessário buscar uma formação apropriada, principalmente quando a questão é gestão. “As iniciativas no terceiro setor não têm maior continuidade, pois não há gestão adequada. A profissionalização é fundamental para se gerir uma ONG”, afirma a vice-coordenadora do Centro de Empreendedorismo Social e Administração em Terceiro Setor e professora da Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (FEA-USP), Graziella Comini. “Quem atua no terceiro setor precisa entender a construção de alianças e parcerias. Se não entender isso, não vai a lugar nenhum. Gerir o terceiro setor é mais difícil do que se pensa”, completa.

Hoje, muitas universidades já oferecem cursos de MBA para capacitação no terceiro setor. “Há restrição de recursos e disputa entre as ONGs por recursos escassos das empresas. Por isso, um gestor do terceiro setor deve entender a lógica empresarial e para isso precisa de conhecimentos básicos de captação de recursos”, defende Graziella.

A professora conta que o tempo médio de duração de uma ONG no Brasil é de oito anos, isso porque não há uma devida preparação para o gerenciamento da organização. “Só o sonho de fazer o bem não basta, tem que saber gerir o projeto para que dê certo. A morte de uma ONG é um prejuízo enorme para a sociedade, já que o resultado do trabalho de uma ONG demora a aparecer”, alerta.

“Infelizmente, no terceiro setor, há uma carência de profissionais que trabalhem com administração financeira, mas em um geral, faltam profissionais realmente preparados”, afirma a Coordenadora Executiva da ONG baiana Eletrocooperativa, Leila Rocha Marques. “A formação é necessária, mas o aprendizado é contínuo”, completa.

Graziella afirma que o público dos cursos de capacitação para o terceiro setor é variado. “São pessoas que querem fazer a diferença. Profissionais que trabalham no setor privado, mas querem mudar de trajetória; pessoas que já estão no terceiro setor e querem aprimorar o que já sabem na prática; pessoas que querem saber o que é o terceiro setor. Basicamente, pessoas com vontade de se profissionalizarem no terceiro setor”.

O perfil dos professores do curso também é diversificado: varia entre profissionais que trabalham com gestão empresarial e profissionais experientes do terceiro setor. “É importante compartilhar as experiências que deram certo”.


Bruna Souza, do Aprendiz
Envolverde, 11/11/08
© Copyleft - É livre a reprodução exclusivamente para fins não comerciais, desde que o autor e a fonte sejam citados e esta nota seja incluída.


Nenhum comentário:



Acesse esta Agenda

Clicando no botão ao lado você pode se inscrever nesta Agenda e receber as novidades em seu email:
BlogBlogs.Com.Br