sábado, 15 de novembro de 2008

A esperança vem do microcrédito

Economista e detentor do Prêmio Nobel da Paz conta como seu projeto vem transformando há décadas a realidade em Bangladesh

Vencedor do Prêmio Nobel da Paz, em 2006, pela criação do Grameen Bank -- banco que fornece microcrédito à população pobre de Bangladesh sem burocracia -- Muhammad Yunus, afirmou nesta terça-feira,11, durante o HSM Expo Management, que o presidente Lula foi o único presidente que admitiu o fracasso de suas iniciativas relacionadas a esse tipo de programa. "Quando estivemos juntos percebi que ele é um homem muito realista e foi o único governante que conheci capaz de admitir seus erros e pedir ajuda", disse.

Ao comentar o programa federal Bolsa Família, o professor ressaltou que "dar um dinheirinho para garantir dignidade é o primeiro passo de um processo mais amplo, mas está longe de ser a solução para a pobreza e dificuldades da população. "Para aqueles que buscam sobreviver, qualquer espécie de apoio imediato é bem-vindo, mas é importante oferecer alternativas para que a pessoa cresça e desenvolva suas idéias para conseguir deixar o estado de pobreza pensando em longo prazo", comentou Yunus.

Segundo ele, apresentar a possibilidade de, ao invés de pegar um determinado valor para as necessidades mais urgentes, o cidadão tenha acesso a uma quantia cinco vezes maior para pensar em um ofício que lhe traga retorno é essencial para estimular uma população a abondanar a pobreza. "Se você oferecer o crédito a cem pessoas e dez aceitarem e dessas dez, cinco conseguirem algum tipo de retorno, as atitudes geram uma reação em cadeia capaz de despertar o empreendedorismo em qualquer um", afirmou.

No entanto, para que esse tipo de programa obtenha sucesso, Yunus aconselha que não haja vínculo algum com o governo de forma que não haja chances de manipulação política e se torne objeto para simples conquista de eleitorado. "O trabalho social deve pregar transparência total e o envolvimento da política deve ser de todas as formas evitado para que essa não comprometa o controle financeiro e ético", acrescentou.

Crédito: direito humano fundamental
De acordo com Yunus, o direito ao crédito deveria estar no topo da lista dos direitos humanos, já que torna todos os outros direitos básicos de qualquer cidadão consequência de seu esforço e trabalho. O acesso ao dinheiro para sobrevivência gera automaticamente acesso à alimentação, moradia, saúde e educação.

Partindo do princípio de que a pobreza é um conceito artificial criado e imposto por uma sociedade que definiu suas políticas e sistemas baseado em um único modelo de lucros nos negócios, Yunus deixou claro qual seu sonho e sua missão no mundo: acabar com a pobreza até que essa se transforme em tema de museu como são hoje os dinossauros.

Para tanto, o professor e economista defende que cada vez mais sejam criadas empresas sociais, ou seja, aquelas que não vislumbram lucro ou retorno financeiro para reaplicar recursos em busca da solução para problemas que afetam o desenvolvimento da sociedade como um todo.


Mariana Ditolvo
Meio & Mensagem Online, 11/11/08


Nenhum comentário:



Acesse esta Agenda

Clicando no botão ao lado você pode se inscrever nesta Agenda e receber as novidades em seu email:
BlogBlogs.Com.Br