sábado, 15 de novembro de 2008

Nova Metodologia Mensura Impacto de Projetos Sociais

Buscando medir o real valor de um investimento social, tendo como fundamento a promoção de políticas públicas já existentes para o desenvolvimento social e econômico de uma região, a John Snow Brasil Consultoria desenvolveu a MAIS (Metodologia de Avaliação de Impacto Social). Seu principal objetivo é mensurar a redução das diferenças sociais produzidas em função dos investimentos realizados por um agente de transformação, entre eles fundações e institutos privados, organizações da sociedade civil e agências governamentais.

Um dos estudos realizados pela consultoria foi em cima dos projetos sociais do SESI (Serviço Social da Indústria). A metodologia permitirá avaliar o impacto dos seus projetos nas áreas de educação, saúde, lazer e responsabilidade social e mostrará, com exatidão, a contribuição aos cidadãos e à sociedade.

“A MAIS vai permitir não só avaliar, mas inclusive quantificar o retorno econômico e financeiro para cada indivíduo, suas famílias e para as comunidades em que estão inseridos”, explica Carlos Henrique Ramos Fonseca, Diretor do Departamento Nacional do SESI. Numa fase inicial está prevista a utilização do MAIS na avaliação de oito projetos sociais.

A eficácia da metodologia criada pela John Snow Brasil foi testada no ano passado para avaliar os resultados da “Ação Global”, desenvolvido pelo SESI em parceria com a Rede Globo de Televisão. Criado em 1991 e realizado anualmente, o programa consiste em um mutirão de serviços essenciais e gratuitos, promovidos por profissionais voluntários nas áreas de saúde, lazer, educação e cidadania. Em 2007, foi realizado simultaneamente em 34 cidades, envolvendo 40 mil profissionais e 2 mil parceiros. Calcula-se que mais 1 milhão de pessoas tenham participado do evento, resultando em 2,3 milhões de atendimentos.

A análise realizada por meio do MAIS permitiu identificar que os serviços prestados pela Ação Global tem impacto na renda das famílias atendidas. “Isso não quer dizer que aqueles que vão à Ação Global terão, no dia seguinte, a sua renda aumentada”, destaca Rodrigo Laro, coordenador de pesquisa e avaliação de impacto social da John Snow Brasil. “Significa que uma pessoa beneficiada com os serviços da Ação Global pode ter mais acesso a um emprego, a uma renda fixa e inclusão social, portanto mais condições de aumentar a sua renda.”

A John Snow Brasil é uma consultoria especializada em Gestão e Desenvolvimento Social que promove e implementa conhecimentos inovadores aos gestores sociais das esferas empresarial, governamental e da sociedade civil organizada. Sua metodologia é baseada em uma escala de valores e possui seis etapas de aplicação: 1 - desenvolvimento do marco lógico; 2 - elaboração dos instrumentos de pesquisa avaliativa; 3 - coleta de dados e análises exploratórias dos dados; 4 - análise financeira (custo-eficácia); 5 - análise econômica (custo-benefício); 6 - análise social (equidade ou redução de diferenças sociais).

O desenvolvimento da Metodologia de Avaliação de Impacto Social partiu de uma abordagem integrada de algumas ferramentas que já se encontravam disponíveis na literatura. Porém, estas ferramentas não trabalhavam com a ferramenta inicial de marco lógico, que define metas e indicadores a todos os objetivos do programa. A John Snow acoplou o marco lógico e mais as ferramentas de pesquisa avaliativa e coleta de dados para chegar ao formato atual da MAIS. “Atualmente consideramos a metodologia completa”, avalia Miguel Fontes diretor da John Snow Brasil. “Até o momento, tínhamos aplicado parcialmente a MAIS, no entanto, essa é a primeira vez que a utilizaremos por completo junto a um parceiro”, diz Fontes.

Sobre o SESI

Criado oficialmente no dia 1º de julho de 1946 como uma entidade de direito privado, mantida e administrada pela indústria que tem como objetivo melhorar a qualidade de vida do industriário e seus dependentes, o SESI tem procurado focar sua atuação em seu público estratégico. “As avaliações de impacto trarão maior direcionamento quanto à eficácia da atuação junto a esse público e permitirá também a demonstração dos benefícios às comunidades desassistidas socialmente”, afirma Carlos Henrique Fonseca.

Em 2007, o SESI investiu em seus programas sociais e realizando 48,6 milhões de atendimentos. Os Departamentos Regionais do SESI estão espalhados nos 26 estados e no Distrito Federal e são percebidos pelos empresários locais como parceiros para o desenvolvimento social de suas indústrias e de seus funcionários. Entre as atividades realizadas estão a prestação de serviços em saúde, educação, lazer, cultura, nutrição e promoção da cidadania.

Agora o SESI pretende, com os resultados obtidos pela pesquisa, otimizar os impactos das ações, entendendo o que realmente funciona e o que não dentro de seus programas, para fazer as alterações adequadas e atender ainda melhor à população. “Ao terminarmos a avaliação divulgaremos para sociedade os resultados do investimento social da Indústria, afirma Carlos Henrique Fonseca.


Envolverde, 12/11/08
© Copyleft - É livre a reprodução exclusivamente para fins não comerciais, desde que o autor e a fonte sejam citados e esta nota seja incluída.


Nenhum comentário:



Acesse esta Agenda

Clicando no botão ao lado você pode se inscrever nesta Agenda e receber as novidades em seu email:
BlogBlogs.Com.Br