quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Clubes investem na torcida mirim

Flamengo, Corinthians e São Paulo têm projetos para público infantil

De acordo com pesquisas (Datafolha e Placar), Flamengo, Corinthians e São Paulo são os três clubes de futebol mais populares do País. Ainda assim, essas agremiações investem decididamente na ampliação de suas torcidas. Todos eles desenvolvem projetos consistentes de conquista e fidelização dos torcedores mirins.

O Flamengo tem aprimorado os conteúdos específicos para a criançada em seu site, apostando em atividades interativas e na comunicação mediada por personagens exclusivos associados à tradição rubro-negra. Assim surgiram Uruba e Urubinha, versões atualizadas do mascote flamenguista que contam com um site exclusivo agregado à página oficial do clube. Ali, a galerinha pode ler a história do papai urubu e de seu filho, baixar papéis de parede e avatares, acessar jogos, imprimir material, colorir imagens online e baixar um relógio customizado para a área de trabalho do computador. O site é patrocinado pela empresa de brinquedos Plast-brinq, especializada em temas esportivos.

O trabalho mais elogiado, entretanto, é o site Urubródi, criado em parceria com a Fábrica de Quadrinhos. A principal atração são as caprichadas animações, o conteúdo para celular e os personagens que reproduzem características dos apaixonados pelo futebol. Segundo Ricardo Jorge Hinrichsen, vice-presidente de marketing do Flamengo, a idéia é fornecer um conteúdo altamente interativo, em uma linguagem próxima do universo da criança e do adolescente. "No Rio, por exemplo, já temos 53% da torcida", afirma. "Então, o objetivo maior é tratar bem esse nosso público e trabalhar com uma comunicação de qualidade."

No intuito de estreitar laços com os torcedores mirins, o departamento de marketing do Corinthians acaba de anunciar um pacote de projetos para o segmento. A partir de janeiro, o clube promoverá o Acampamento de Férias corintiano, com oficinas de futebol e atividades recreativas. O clube também fechou acordo com o cartunista Ziraldo para a atualização do Mosqueteiro, personagem símbolo do alvinegro, e para a criação da turminha do Corinthians. Segundo Caio Campo, gerente de marketing da agremiação, discute-se com a Editora Abril o lançamento de edições em quadrinhos com esses novos personagens. "Também teremos a Estrela como parceira em um projeto para licenciamento de brinquedos", anuncia.

Em parceria com a Friends Forever, o Corinthians mantém a Certidão de Nascimento do Corintiano. A empresa produz o livro Aconteceu Enquanto Eu Nascia, com um panorama da época em que a criança veio ao mundo. Obviamente, há páginas específicas sobre futebol, com destaque para o time do coração. Outra parceria do Timão, com a fábrica de bichos de pelúcia Happy Town, permitiu o lançamento de 20 diferentes personagens com o uniforme do clube.

Na recente pesquisa Datafolha sobre a preferência das crianças de 4 a 12 anos pelos clubes de futebol, o São Paulo obteve o segundo lugar, com 11%, atrás apenas do Flamengo. Mesmo assim, o clube aposta em um ritual de iniciação para garantir a fidelidade dos novos torcedores. Trata-se do Batismo Tricolor, que lembra uma cerimônia religiosa e oficializa a adesão dos petizes. Iniciada em 2006, a atividade ocorre no gramado do Morumbi e já teve a participação de 4,2 mil pessoas. Uma figura de "São Paulo" faz a leitura do compromisso de "são-paulinidade" e, depois, entrega aos batizados a camisa oficial do projeto e um certificado.

Segundo Julio Casares, diretor de marketing do clube, o São Paulo busca iniciativas de vanguarda em ações de marketing dirigidas ao público mirim. "Foi um acontecimento importante, por exemplo, ver o personagem Pernalonga vestindo a camisa do time, o que valoriza nossa marca", festeja Casares, referindo-se ao contrato de licenciamento firmado em 2007 entre o São Paulo e a Warner Bros. que permite a associação da imagem do clube a personagens do Looney Tunes.


Walter Falceta Jr.
Meio & Mensagem Online, 30/10/08


Nenhum comentário:



Acesse esta Agenda

Clicando no botão ao lado você pode se inscrever nesta Agenda e receber as novidades em seu email:
BlogBlogs.Com.Br