quarta-feira, 15 de outubro de 2008

No Brasil, ato pró-ODM terá eventos locais

Pequenos eventos pelo país farão parte de manifestação mundial em prol dos Objetivos do Milênio, que acontece entre 17 e 19 de outubro

Uma manifestação mundial em prol dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), que vai acontecer entre 17 e 19 de outubro, contará com pequenos eventos locais em municípios do Brasil. A idéia dos organizadores brasileiros é que, com pequenos atos, é possível incentivar ações que vão além da simples manifestação, que de fato ajudem a reduzir a pobreza e atingir as outras metas da ONU.

O movimento faz parte de uma campanha mundial para estimular as pessoas a trabalhar pelos Objetivos do Milênio, representando essa vontade por meio do ato simbólico de se levantar. A iniciativa, chamada Levante-se e Faça sua Parte pelos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, vai acontecer em diversas partes do mundo, vai acontecer em diversas partes do mundo.

Os manifestantes — reunidos em organizações como instituições sociais, empresas, escolas — devem se levantar para representar a vontade de trabalhar para alcançar as metas. Na primeira edição, em 2006, levantaram-se 23,5 milhões de pessoas em mais de 100 países. Na edição do ano passado, foram 47,3 milhões — o que incluiu o ato no Livro dos Recordes. A organização mundial do evento pretende bater novo recorde em 2008.

No Brasil, o enfoque é diferente do adotado em 2007 — quando até a torcida da seleção brasileira de futebol no Maracanã se levantou em prol das metas. Desta vez, os eventos serão menores. “A idéia é que as pessoas não só se manifestem, mas tracem um plano de ação para ajudar a cumprir os Objetivos e passem a se sentir parte dessa responsabilidade”, afirma a oficial do PNUD Ana Rosa Monteiro. “É um evento da sociedade civil e está na mão dela se organizar para participar”.

Algumas instituições já confirmaram que realizarão atos durante a manifestação, entre elas a Caixa Econômica Federal e as organizações Nós Podemos Paraná, UniGente e MORHAN (Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase). Em Londrina, alunos e coordenadores de seis universidades vão participar, em 17 de outubro, de uma cerimônia do Levante-se e de uma oficina sobre como os universitários podem contribuir para os Objetivos do Milênio.

Os interessados em organizar eventos para a campanha devem inscrever os atos no site da iniciativa. Depois de contar ou estimar quantas pessoas se levantaram, o responsável pelo evento deve informar o número no mesmo site. As manifestações podem ser filmadas ou fotografadas, e o material poderá ser publicado na página do Levante-se na internet.


Sarah Fernandes, da PrimaPagina
Boletim PNUD nº 511 - 13/10/08


Nenhum comentário:



Acesse esta Agenda

Clicando no botão ao lado você pode se inscrever nesta Agenda e receber as novidades em seu email:
BlogBlogs.Com.Br