quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Visões da Vida une cultura e educação em saúde

Muzy Projetos Culturais comemora os bons frutos colhidos com a primeira edição do projeto que superou em dez vezes o objetivo incial

A Muzy Projetos Culturais comemora os bons frutos colhidos com a primeira edição do projeto Visões da Vida, iniciativa desenvolvida para promover a cultura e a saúde junto às populações carentes das cidades do Estado de São Paulo por meio da exibição de longas-metragens nacionais e ações de educação e conscientização em relação à saúde. De março a junho, mais de 19 mil pessoas (das quais 75% entraram em um cinema pela primeira vez), entre crianças, jovens e adultos, assistiram aos filmes. Além disso, aproximadamente 45 mil indivíduos foram envolvidos pela iniciativa na área de prevenção.

"O projeto superou todas as expectativas. Nosso objetivo inicial foi superado em dez vezes. Queríamos levar cultura para a população e acabamos criando um serviço de utilidade pública. O tema cinema atrai a atenção das pessoas e serve de isca para que recebam mensagens de qualidade de vida e prevenção de doenças. O Visões da Vida praticamente pára as cidades por onde passa e é alarmante ver como a população está sem acesso a cultura, saúde e entretenimento", conta Gerson Ferreira Cajui, diretor comercial da Muzy.

A empresa já prepara a segunda edição, prevista para começar ainda neste ano. O projeto, que está em fase de aprovação no Ministério da Cultura, deverá receber aporte de R$ 4,2 milhões e ganhar mais corpo. Na primeira edição, com investimentos de R$ 800 mil, a ação alcançou as cidades de Santos, Guarujá, Itu, Sorocaba, Americana, Ribeirão Preto, Araraquara, Cotia e São Paulo (que teve apresentações no Parque do Ibirapuera e em Taipas). Ao todo, foram mais de 180 sessões para longas-metragens e mais de 360 para curtas-metragens. As sessões acontecem em auditórios móveis de 92 lugares instalados em carretas, que são verdadeiras salas de cinema, com som e vídeo digitais, ar condicionado e banheiro químico.

Becton, Dickinson and Company (BD), Credit Suisse Brasil, Volkswagen Caminhões e Ônibus e MRS Logística, por meio de benefícios fiscais concedidos pela Lei ­Rouanet, foram os patrocinadores da primeira edição e devem continuar no projeto, que também teve o apoio institucional da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, Federação do Comércio do Estado de São Paulo (Fecomercio), Supergasbras, Nextel, Terra Networks, Meio & Mensagem e Prosegur.

Ampliação
"O nosso plano é expandir o Visões da Vida para todas as cidades do País. A cada novo apoio ao projeto, novas cidades serão incluídas no circuito. O projeto não apenas passa pelas cidades, mas também deixa um legado educacional para a população local, especialmente para as crianças. As nossas conversas com as secretarias de cada cidade têm o objetivo de mostrar aos gestores a importância de dar continuidade ao trabalho, com workshops de cinema e atividades culturais que envolvam as crianças das escolas públicas municipais", declara Jorge Muzy, presidente da empresa.

Em outra ponta do projeto, a Muzy também está em fase de aprovação no Ministério da Educação do Filma Brasil, concurso de curtas e médias-metragens criado para gerar produção nacional no segmento de qualidade de vida. Serão contemplados oito curtas e quatro médias, que receberão, respectivamente, R$ 40 mil e R$ 70 mil cada. O patrocínio é da MRS Logística. A previsão é de que as inscrições dos projetos tenham início em setembro.


Fernando Murad
Meio & Mensagem, 19/08/08


Nenhum comentário:



Acesse esta Agenda

Clicando no botão ao lado você pode se inscrever nesta Agenda e receber as novidades em seu email:
BlogBlogs.Com.Br