quinta-feira, 17 de julho de 2008

ONU: faltam verbas para crises

As doações humanitárias internacionais aumentaram em 2008, mas ainda não cobrem os 3,4 bilhões de dólares necessários para o combate aos maiores problemas do mundo na atualidade -- crise dos alimentos, conflitos violentos e desastres naturais. O alerta foi feito pela Organização das Nações Unidas (ONU) nesta quarta-feira. Só a crise alimentar já levou o escritório de assuntos humanitários da ONU a acrescentar 700 milhões de dólares ao seu orçamento, o que equivale a 37% do total da verba esperada.

"Os preços mais altos dos alimentos e dos combustíveis, um número crescente de pessoas com necessidades alimentares e o impacto da mudança climática estão gerando maiores pedidos de fundos", disse o chefe do escritório humanitário da ONU, John Holmes. Mas o funcionário comemorou ter atualmente 46% das necessidades de financiamento para 2008 atendidas, contra apenas 43% em todo o ano de 2007.

"Apesar da difícil situação econômica global, seguimos recorrendo à generosidade dos contribuintes tradicionais, e não posso pensar em melhor momento para que novos doadores se manifestem para ajudar o crescente número de necessitados", afirmou Holmes. Desde janeiro, os pedidos humanitários ao escritório da ONU aumentaram em 1,1 bilhão de dólares. As maiores necessidades envolvem Somália, República Democrática do Congo, Sudão, Mianmar e Zimbábue.


Veja.com, 17/08/08


Nenhum comentário:



Acesse esta Agenda

Clicando no botão ao lado você pode se inscrever nesta Agenda e receber as novidades em seu email:
BlogBlogs.Com.Br