quinta-feira, 17 de julho de 2008

Negócios Sociais Sustentáveis – Estratégias inovadoras para o desenvolvimento social

A Editora Peirópolis acaba de lançar o segundo livro de autoria do Centro de Competência para Empreendedores Sociais Ashoka-McKinsey, Negócios Sociais Sustentáveis – Estratégias inovadoras para o desenvolvimento social. A obra (Editora Peirópolis, 2006, 104 páginas, 35 reais) identifica e descreve uma nova tendência do setor social, que é o surgimento dos negócios sociais sustentáveis, desenvolvidos por instituições que, para não depender exclusivamente de financiamentos externos, desenvolvem suas próprias estratégias de geração de recursos.

Os negócios sociais são normalmente inovadores e aliam sustentabilidade, geração de renda para as comunidades e inclusão social. No livro, dividido em quatro capítulos, o leitor poderá conhecer os principais conceitos que legitimam os negócios sociais, bem como compartilhar as reflexões iniciais sobre essa tendência, e analisar casos práticos desse novo modelo de intervenção social.

No primeiro capítulo, a obra apresenta um breve histórico sobre a origem da atuação organizada da sociedade civil e do setor social, remontando à filantropia presente no Brasil desde o século XVI com o surgimento das santas casas de misericórdia, passando pelo surgimento das organizações não-governamentais (ONGs), na década de 70, e pelo engajamento das empresas, na década de 90, até chegar ao surgimento do conceito “negócios sociais”.

O segundo capítulo descreve a criação e o desenvolvimento do Prêmio Empreendedor Social Ashoka - McKinsey – concurso de planos de negócio para organizações da sociedade civil - e as conclusões de um estudo de impacto que avaliou os resultados da iniciativa. Já o terceiro capítulo é dedicado a reflexões sobre os negócios sociais, os processos envolvidos e a importância do engajamento de toda a organização para o sucesso do negócio.

O último capítulo apresenta cases de organizações que implementaram com sucesso projetos de negócios sociais, aprendendo, na prática, a superar conceitos e transpor barreiras para se desenvolverem. É o caso, por exemplo, do Projeto Quixote, uma organização social que trabalhava com a cultura hip hop e o grafite como formas de acesso a expressão de jovens da periferia. Eles perceberam o potencial da grafitagem como geradora de renda, pois os comerciantes de São Paulo buscavam no grafite uma alternativa para a divulgação, a decoração ou mesmo a proteção de seus imóveis contra a pichação. Com base nesses elementos, a equipe do Projeto Quixote desenvolveu a idéia de seu plano de negócios: a criação da Agência Quixote Spray Arte, um programa de educação para o trabalho através do grafite.

O que é o Centro de Competência para Empreendedores Sociais Ashoka-McKinsey
Parceria pioneira estabelecida em 1996 entre a associação global, sem fins de lucro, Ashoka Empreendedores Sociais e a empresa de consultoria em alta gestão McKinsey and Company, com o objetivo de maximizar o impacto de empreendedores sociais e de suas instituições por meio da adaptação e transferência de conhecimentos e ferramentas entre os setores privado e social.


Fonte: site da Ashoka


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