sexta-feira, 11 de abril de 2008

Refeição a preço popular é fonte de lucro para Makro

O Makro tem um lucrativo negócio no Brasil, que pouca gente conhece. A divisão de restaurantes é a face menos conhecida da rede de lojas de atacado controlada pelo grupo holandês SHV Holdings. Mas é uma operação que faz parte da alma da companhia desde a inauguração de sua primeira loja no mercado brasileiro, há 35 anos, no bairro da Vila Maria, em São Paulo. A cadeia de restaurantes, no modelo "sel-service" em 51 das suas 57 lojas espalhadas pelo país, é uma das maiores do país.

As refeições custam R$ 9,90 durante a semana e R$ 12,90 nos fins de semana. Com este preço, que inclui carnes grelhadas e sobremesas, o Makro consegue competir com os restaurantes que vendem comida a "quilo" e com as redes de fast-food. Hoje, o Makro já serve cerca de 400 mil refeições por mês e vem capturando mais clientes.

Em 2007, os restaurantes registraram expansão de 10% a 12% nas vendas em lojas comparáveis (em operação há 12 meses pelo menos), diz Wilson Andrade, diretor de perecíveis do Makro e responsável pela operação dentro da companhia. O desempenho desta divisão foi melhor do que o apresentado pela rede como um todo, cujas vendas em lojas comparáveis aumentaram 5,3% no ano passado.

Os restaurantes do grupo atacadista nasceram como uma prestação de serviço para os clientes, que vinham de longe e passavam horas na loja de atacado. Hoje, porém, a operação deixou de ser uma comodidade e transformou-se em uma fonte de lucros para o grupo. "Nos fins de semana, sobretudo, chega a ocorrer o inverso. As pessoas vêm almoçar no restaurante e acabam visitando a loja. O restaurante é um pólo de atração e não apenas uma atividade complementar", afirma Andrade.

Nenhuma outra cadeia de hipermercados seguiu o exemplo do grupo holandês. Em várias lojas, existem cafeterias ou lanchonetes de terceiros, mas as grandes redes de varejo de alimentos, como o Carrefour e o Grupo Pão de Açúcar, não ousam operar elas mesmas seus próprios restaurantes. Mas existe uma forte tendência entre as varejistas de agregar novos serviços aos seus negócios para diminuir a dependência das compras de itens básicos. As seções de vinhos e pratos prontos têm sido uma importante alternativa, além de outros negócios, como drogarias e postos de gasolina.

"Para o Makro, os restaurantes são um excelente negócio. Nós adoramos esta operação", diz Andrade. Tanto assim que o grupo irá inaugurar restaurantes nas oito lojas que planeja abrir este ano no Brasil e ainda fará a ampliação de duas unidades.

A divisão costuma representar em torno de 1% do faturamento de uma loja, mas, nas unidades onde a "casa" é mais famosa, esse percentual é bem mais significativo. Os restaurantes têm em média, 100 ou 120 lugares, embora existam unidades, como a de Brasília e Recife, com capacidade para atender 400 pessoas.

Com exceção das redes de fast-food, nenhuma cadeia de restaurantes no país, como Galeto's, Viena ou Pizza Hut, por exemplo, possui tantas lojas quanto o Makro. Neste setor as cadeias também têm uma atuação extremamente regionalizada, diferentemente do grupo atacadista holandês, que detém a única rede de lojas com presença em 22 Estados.

Claudia Facchini
Publicado pelo
Valor Online em 11/04/08


3 comentários:

Anônimo disse...

Olá Cláudia, tudo bem?
Meu nome é Ana Maria, eu trabalho no Instituto Ethos e pesquisando algumas coisas encontrei o seu blog. Está muito legal, parabéns!
Você conhece a Conferência Internacional do Ethos?
Tem temas que podem te interessar!
Abraços,
Ana

Cláudia Amaral disse...

Oi Ana!
Que bom que vc gostou do blog! Espero que seja útil para vc!
Conheço, sim, o Ethos e a Conferência Internacional. Claro que os temas me interessam. Vou lá hoje mesmo dar mais uma olhadinha.
Obrigada e volte sempre!

Anônimo disse...

Você tem interesse em se inscrever? Conheçe pessoas que também queiram? Podemos montar um grupo com descontos na inscrição. Te interessa?
Além do blog, você trabalha com o que?
Vamos conversar por email? Meu email é anamelo@ethos.org.br
Você conhece as publicações do Ethos?
Abraços,
Ana



Acesse esta Agenda

Clicando no botão ao lado você pode se inscrever nesta Agenda e receber as novidades em seu email:
BlogBlogs.Com.Br