quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Suco da Parmalat disputa público jovem com AmBev

Eliane Sobral
Publicado pelo
Valor Online em 31/01/08

Gisele Gaspar, da Parmalat: "será o maior investimento do ano na categoria"
Foto Davilym Dourado/Valor


Não são só Sandro Dias e Bob Burnquist, os dois maiores nomes internacionais do skate, que vão se exibir na 1 edição brasileira do X Games que acontece em abril no sambódromo paulistano. De um lado da arena estará a Parmalat e do outro o Guaraná Antarctica, da AmBev, ambos de olho no público jovem que acompanha o maior evento de esportes radicais do mundo. A Parmalat pagou R$ 4 milhões pela cota master de patrocínio do evento e vai aproveitar a competição para lançar uma nova versão de seu suco pronto. "Queremos conquistar o público de 12 a 25 anos para o nosso produto e essa será a maior ação de marketing na área de sucos da Parmalat, neste ano", afirma Gisele Gaspar, gerente de marketing da empresa.

Segundo ela, a idéia é lançar embalagens inspiradas nos esportes radicais e em tamanho intermediário entre as de 200 ml e de 1 litro. "O público infantil está atendido pela embalagem de 200 ml e as embalagens de 1 litro são para consumo em família. Vamos explorar o meio termo para atrair jovens preocupados com o consumo de itens saudáveis", diz Gisele que aposta na "conscientização" dos jovens para impulsionar o consumo de sucos, em detrimento dos refrigerantes. A mesma conscientização que vem fazendo as redes de fast-food reverem seus cardápios.

Gisele lembra que o espaço para o avanço da categoria é um dos maiores atrativos do setor. Enquanto os americanos consomem 40 litros de sucos por ano, no Brasil o consumo per capita não passa de 2,5 litros. Mas o mercado de sucos vem crescendo mais do que o mercado dos refrigerantes.

Segundo levantamento da Nielsen, entre 2005 e 2006 a produção subiu 15% - passando de 262 milhões de litros para 301 milhões. Já a receita, de R$ 1,1 bilhão, em 2006, cresceu 18,5% em relação ao faturamento de 2005. Enquanto isso, o mercado de refrigerantes apresenta crescimento bem mais modesto - de 1,9% em volume e de 8,7% em valores.

A estratégia da Parmalat é colocar no mercado três sabores de suco e, dependendo do desempenho, aumentar a linha em 2009. Além da exposição durante o próprio campeonato, a Parmalat aposta na repercussão do evento na mídia nacional.

Organizado pelos canais de esportes ESPN, o X Games acontece em nada menos que oito países e agora o Brasil ganhou status de competição - nas três edições anteriores, a etapa brasileira era apenas classificatória.

"Como o evento ganhou novo status no Brasil e terá a participação dos maiores nomes dos esportes, nossa expectativa é receber cerca de 50 mil pessoas em cada um dos três dias de competições", diz Germán von Hartenstein, diretor geral da ESPN Brasil que divide a organização do evento com a Reúnion, empresa de marketing esportivo do grupo ABC (ex-Ypy).

Hartenstein diz que o modelo de negócio desenvolvido entre o canal e a Reúnion prevê que cada um terá 50% da receita do evento - "que deve ser 30% superior à da edição passada".

Além das cotas de patrocínio - são três masters, de R$ 4 milhões cada, e outras três ouro, de R$ 2 milhões cada uma - os organizadores do X Games prevêem faturar com licenciamento de produtos que, segundo o diretor geral da ESPN deve responder por 15% da receita total do evento.


Nenhum comentário:



Acesse esta Agenda

Clicando no botão ao lado você pode se inscrever nesta Agenda e receber as novidades em seu email:
BlogBlogs.Com.Br