quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Temporão recorre a Michael Moore em campanha pela Saúde

Arnaldo Galvão
Publicado pelo
Valor Online em 31/01/08

Temporão: "É preciso ter consciência política sobre o direito à Saúde mas nada é de graça. É a arrecadação de tributos que sustenta esse direito universal"
Foto Ruy Baron/Valor - 5/12/07

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, assistiu, na noite de terça-feira, a uma apresentação do documentário "Sicko" (doente) do cineasta americano Michael Moore. Apresentado no Festival de Cannes em maio do ano passado, é uma articulada seqüência de duríssimas críticas ao sistema de Saúde dos Estados Unidos e defende, apaixonadamente, o direito universal e gratuito à Saúde.

Depois de os senadores derrubarem a Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF), em dezembro, Temporão entrou em campanha para defender fontes de financiamento para o Sistema Único de Saúde (SUS). Encerrada a sessão, o ministro conversou com os jornalistas e comentou que o filme é um convite à reflexão sobre as políticas públicas. "É preciso ter consciência política sobre o direito à Saúde mas nada é de graça. É a arrecadação de tributos que sustenta esse direito universal", afirmou. O evento da terça-feira, foi realizado no tradicional Cine Brasília e organizado pelo Ministério da Saúde e pela distribuidora Europa Filmes. Em breve, os brasileiros poderão conferir o documentário "Sicko - S.O.S. Saúde" nos cinemas.

Neste ano, o SUS completa 20 anos e Temporão disse estar disposto a resolver o problema do financiamento do sistema. Não sabe o que vai ser definido pelo Congresso, mas garantiu que vai "ouvir as lideranças".

Depois da traumática derrota da CPMF, que tirou R$ 40 bilhões do orçamento deste ano e atingiu principalmente a Saúde, o Palácio do Planalto deu sinais claros de que não vai apoiar a volta do tributo. Há quem defenda a criação de uma nova contribuição para a Saúde no âmbito da reforma tributária. Os secretários estaduais querem vincular 10% da receita bruta e ainda existe a possibilidade de destinar parte da arrecadação da seguridade social.

Os planos particulares de Saúde dão, na avaliação de Temporão, uma falsa sensação de segurança para as pessoas. Isso porque, na sua avaliação, atos complexos e até mesmo a vacinação contra a febre amarela são exemplos da importância do SUS. Disse que a má impressão dos primeiros contatos com o sistema, nas unidades de urgência e nas policlínicas, é totalmente mudada nas internações. "Nos ambulatórios e na média complexidade a situação é mais grave e a hotelaria é ruim. Na Inglaterra, também há fila para cirurgias eletivas", admitiu.

O ministro atribuiu ao abandono a fuga da classe média das escolas públicas e alertou que isso não pode ser consolidado na rede de Saúde. Defendeu o que chamou de "características especiais" do SUS como, por exemplo, o uso da rede hospitalar privada com recursos públicos e a participação da sociedade por meio dos conselhos municipais de Saúde.

O documentário de Moore distribui pancadas nos políticos americanos - Bill e Hillary Clinton incluídos - e, no estilo do cineasta, mostra doentes abandonados. Nessa lista de vítimas estão alguns heróis dos resgates de 11 de setembro, no World Trade Center. Provocador, vai à base de Guantânamo para tentar dar a esses heróis o mesmo tratamento médico dado aos integrantes da Al Qaeda. Aproveitando a vizinhança, leva-os a Cuba, onde são muito bem tratados.

Além da humilhante comparação com a ilha inimiga dos Estados Unidos, Moore aproveita o abismo que separa o sistema americano das políticas públicas de Canadá, Inglaterra e França para chocar. Revela que muitos europeus têm benefícios "inalcançáveis" pelos americanos.

Em uma entrevista com um médico britânico, o documentário também destaca que o salário desse profissional pode ser aumentado se seus pacientes apresentam evolução significativa nos índices de gordura no sangue, na perda de peso ou no abandono do tabagismo. Tudo isso é paradigma para Moore e representa exatamente o oposto da crueldade de mercado que vem sendo imposta à sociedade americana.


Nenhum comentário:



Acesse esta Agenda

Clicando no botão ao lado você pode se inscrever nesta Agenda e receber as novidades em seu email:
BlogBlogs.Com.Br