Site do Walmart venderá produtos de comunidades de baixa renda
Nécessaire está entre os produtos à venda
Foto Reprodução Internet
O site de vendas do Walmart Brasil (www.walmart.com.br) ganha hoje uma nova seção, batizada de E-Solidário. A partir desta terça-feira (01/06), a rede varejista passa a comercializar pela internet produtos feitos por comunidades de baixa renda dentro do conceito de comércio justo. A iniciativa é uma parceria da multinacional com a Solidarium, empresa que tem como objetivo promover o acesso ao mercado para micro e pequenos produtores. Inicialmente, estarão disponíveis para compra 100 itens de decoração e design, como bolsas, revisteiros e estojos, vindos de 13 comunidades localizadas nos estados de Paraná, São Paulo, Maranhão e Minas Gerais.
“Atualmente, o consumidor não encontra facilmente esse tipo de produto. Há uma demanda reprimida”, afirma Carlos Fernandes, vice-presidente administrativo do Walmart Brasil. “Vamos possibilitar o encontro de clientes que buscam esses produtos e as comunidades que o produzem. As fronteiras vão acabar”, diz Flávio Dias, diretor de e-commerce da rede de supermercados.
É exatamente no fim das fronteiras que Tiago Dalvi, diretor-executivo da Solidarium, vê a maior vantagem da parceria. “O comércio justo não é filantropia. É negócio. Hoje vemos uma grande procura por esses itens, mas ainda temos dificuldade para conectar produtores e consumidores”.
O comércio justo está presente atualmente em 150 mil pontos de vendas em 33 países, movimentando cerca de R$ 7,5 bilhões por ano. O filão representa boas oportunidades de expansão. Hoje, somente na Europa existem 500 importadores de itens produzidos dentro deste conceito. No Brasil, o setor emprega por volta de 21 mil trabalhadores.
O Walmart não divulga o investimento na iniciativa nem as expectativas de venda, mas diz esperar ampliar de 100 para 400 itens os produtos oferecidos no E-Solidário até o final do ano, por meio da adesão de mais parceiros e fornecedores. Os produtores associados à Solidarium têm hoje capacidade para produzir 41,4 mil peças por mês. E pode ser pouco. “Não acreditamos que haverá restrição na demanda, mas sim na oferta. É por isso que vamos começar devagar, para não frustar o consumidor. Vamos pensar grande, começar pequeno e crescer rápido”, diz Fernandes.
Comércio eletrônico
Lançado em 2008 com 10 mil itens de 11 categorias, o site do Walmart conta hoje com cerca de 50 mil itens em seu portfólio, divididos em 17 categorias. Até o final de 2010, a expectativa é chegar a 100 mil itens. Em 2009, o desempenho das vendas pela internet superou em 2,5 vezes o plano traçado pela empresa. Para este ano, a projeção é de dobrar as vendas.
Como um todo, o grupo Walmart irá abrir 100 novas lojas no Brasil neste ano, investindo cerca de R$ 2 bilhões e criando 10 mil empregos. Para dar conta da demanda por profissionais, o supermercado irá investir cerca de R$ 3 milhões na capacitação de profissionais, através da Escola Social do Varejo, mantida pelo Instituto Walmart. Atualmente, a multinacional está presente em 18 estados no Brasil e possui 440 lojas.
Sustentabilidade
Desde 2005, o grupo Walmart possui metas de sustentabilidade para todas suas filiais no mundo. Entre os objetivos a serem cumpridos no Brasil, está a implementação de lojas ‘verdes’, na qual há a redução dos gastos com energia e água.
Além disso, até 2013 o Walmart Brasil terá que diminuir sua produção de resíduos nas embalagens em 5% e o consumo de sacolas plásticas em 50%. Para o cumprimento da meta, a rede mantém um programa em parceria com os fornecedores para a produção de embalagens menores e mais sustentáveis.
Elisa Campos
Época Negócios, 01/06/10
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