sexta-feira, 4 de junho de 2010

Site do Walmart venderá produtos de comunidades de baixa renda

Rede de supermercados fez parceria para vender itens produzidos dentro do conceito de comércio justo
Nécessaire está entre os produtos à venda
Foto Reprodução Internet

O site de vendas do Walmart Brasil (www.walmart.com.br) ganha hoje uma nova seção, batizada de E-Solidário. A partir desta terça-feira (01/06), a rede varejista passa a comercializar pela internet produtos feitos por comunidades de baixa renda dentro do conceito de comércio justo. A iniciativa é uma parceria da multinacional com a Solidarium, empresa que tem como objetivo promover o acesso ao mercado para micro e pequenos produtores. Inicialmente, estarão disponíveis para compra 100 itens de decoração e design, como bolsas, revisteiros e estojos, vindos de 13 comunidades localizadas nos estados de Paraná, São Paulo, Maranhão e Minas Gerais.


“Atualmente, o consumidor não encontra facilmente esse tipo de produto. Há uma demanda reprimida”, afirma Carlos Fernandes, vice-presidente administrativo do Walmart Brasil. “Vamos possibilitar o encontro de clientes que buscam esses produtos e as comunidades que o produzem. As fronteiras vão acabar”, diz Flávio Dias, diretor de e-commerce da rede de supermercados.

É exatamente no fim das fronteiras que Tiago Dalvi, diretor-executivo da Solidarium, vê a maior vantagem da parceria. “O comércio justo não é filantropia. É negócio. Hoje vemos uma grande procura por esses itens, mas ainda temos dificuldade para conectar produtores e consumidores”.

O comércio justo está presente atualmente em 150 mil pontos de vendas em 33 países, movimentando cerca de R$ 7,5 bilhões por ano. O filão representa boas oportunidades de expansão. Hoje, somente na Europa existem 500 importadores de itens produzidos dentro deste conceito. No Brasil, o setor emprega por volta de 21 mil trabalhadores.

O Walmart não divulga o investimento na iniciativa nem as expectativas de venda, mas diz esperar ampliar de 100 para 400 itens os produtos oferecidos no E-Solidário até o final do ano, por meio da adesão de mais parceiros e fornecedores. Os produtores associados à Solidarium têm hoje capacidade para produzir 41,4 mil peças por mês. E pode ser pouco. “Não acreditamos que haverá restrição na demanda, mas sim na oferta. É por isso que vamos começar devagar, para não frustar o consumidor. Vamos pensar grande, começar pequeno e crescer rápido”, diz Fernandes.


Comércio eletrônico
Lançado em 2008 com 10 mil itens de 11 categorias, o site do Walmart conta hoje com cerca de 50 mil itens em seu portfólio, divididos em 17 categorias. Até o final de 2010, a expectativa é chegar a 100 mil itens. Em 2009, o desempenho das vendas pela internet superou em 2,5 vezes o plano traçado pela empresa. Para este ano, a projeção é de dobrar as vendas.

Como um todo, o grupo Walmart irá abrir 100 novas lojas no Brasil neste ano, investindo cerca de R$ 2 bilhões e criando 10 mil empregos. Para dar conta da demanda por profissionais, o supermercado irá investir cerca de R$ 3 milhões na capacitação de profissionais, através da Escola Social do Varejo, mantida pelo Instituto Walmart. Atualmente, a multinacional está presente em 18 estados no Brasil e possui 440 lojas.

Sustentabilidade
Desde 2005, o grupo Walmart possui metas de sustentabilidade para todas suas filiais no mundo. Entre os objetivos a serem cumpridos no Brasil, está a implementação de lojas ‘verdes’, na qual há a redução dos gastos com energia e água.

Além disso, até 2013 o Walmart Brasil terá que diminuir sua produção de resíduos nas embalagens em 5% e o consumo de sacolas plásticas em 50%. Para o cumprimento da meta, a rede mantém um programa em parceria com os fornecedores para a produção de embalagens menores e mais sustentáveis.


Elisa Campos
Época Negócios, 01/06/10


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