quinta-feira, 27 de maio de 2010

Level Up eleva lan houses a plataformas publicitárias

Mais de 3,5 mil estabelecimentos legalizados concentram público de 300 mil usuários diários para anunciantes que querem chegar às classes C, D e E

Um novo espaço publicitário, com um público formado principalmente pela classe C, é o alvo de ações de marketing da Level Up, que trabalha com entretenimento digital.


Estima-se que haja entre 80 mil e 100 mil lan houses em todo o Brasil, das quais apenas 4% - 3,5 mil estabelecimentos - são legalizadas. As lan houses respondem por 45% de todo o acesso à internet brasileira, segundo informações do Comitê Gestor da Internet. E é nesse nicho de 3,5 mil estabelecimentos legalmente constituídos, por onde circulam quase 300 mil pessoas todo dia, é neste nicho, que a empresa especializada em games, começou a investir como intermediadora de anúncios.

O diretor geral da Level Up, Júlio Vieitez, afirma que o impacto de ações publicitárias nas lan houses é grande, "já que mais de 50% da classe C acessam a internet nas lan houses e esse número sobe para quase 80% quando se trata das classes D e E". Atualmente, uma ação desse tipo, com Tang, da Kraft, está em andamento em 350 lan houses das regiões Sul e Sudeste. Numa fase posterior, a ação terá como foco a região Nordeste. É a segunda ação de Tang com a Level. A primeira campanha do suco em pó envolveu 100 estabelecimentos na região Nordeste. "Nosso core business é game.

Temos 1,2 milhão de jogadores em nossa base, com 400 mil a 500 mil interações por dia", diz o diretor geral da empresa. Agora, o merchandising nos estabelecimentos que dão acesso à internet a preços populares também faz parte do portfólio da Level Up.

Outra empresa que resolveu apostar na publicidade dirigida aos usuários de lan houses é a Paramount. Para o filme "Homem de Ferro 2", foi desenvolvida uma ação publicitária específica que abrangeu apenas cinco lan houses de São Paulo e mais cinco do Rio de Janeiro. "O foco da ação foi trabalhar com estabelecimentos que têm acima de 15 máquinas", explica o gerente comercial de ações de mídia da Level Up, Gláucio Marques.

As lan houses legalizadas formam, de acordo com Marques, uma capilaridade para esse tipo de ação que é bastante satisfatória. Na média, as lan houses legalizadas brasileiras têm cerca de 15 computadores para fornecer acesso ao internet. Isoladamente, por região, a capacidade de PCs muda: na região Sudeste, uma lan house pode ter entre 15 a 20 máquinas; e nas regiões Norte e Nordeste, os estabelecimentos têm entre 10 e 15 PCs.

Mas a Level Up também trabalha em outras plataformas. A empresa publica quase 200 mil exemplares de revistas por mês e vende cerca de 50% dessa tiragem a preços que variam entre R$ 11,90 a R$ 19,90, conforme o título. São revistas sobre games da empresa, cujos créditos são vendidos pelo portal da Level. "O nosso contato com as lan houses vem desde 2005, quando começamos a vender créditos para jogar games na internet", diz Marques. Agora, a parceria entre a Level Up e as lan houses alcança outro patamar, com o uso do espaço físico dos estabelecimentos para o lançamento de campanhas de anunciantes cujos interesses se voltam cada vez mais para as classes C, D e E.


Sérgio Damasceno
Meio & Mensagem Online, 26/05/10


Nenhum comentário:



Acesse esta Agenda

Clicando no botão ao lado você pode se inscrever nesta Agenda e receber as novidades em seu email:
BlogBlogs.Com.Br