quinta-feira, 4 de março de 2010

WWF-Brasil lança Hora do Planeta 2010

WWF - Brasil anuncia a Hora do Planeta 2010 no Rio, cidade escolhida como sede braisleira do evento, e divulga campanha de promoção do movimento criada voluntariamente pela Leo Burnett

O WWF-Brasil anunciou nesta quarta, 3, no Rio de Janeiro, o lançamento da Hora do Planeta 2010. O movimento mundial de alerta contra o aquecimento global começou na Austrália em 2007 e teve sua primeira edição no Brasil no ano passado, estimando-se que tenha movimentado mais de um bilhão de pessoas em todo o mundo. No Brasil, ícones como o Cristo Redentor, a Ponte Estaiada, o Congresso Nacional e o Teatro Amazonas ficaram no escuro por sessenta minutos. Na última edição, 4.088 cidades de 88 países aderiram ao movimento no mundo todo.
Em 2010, ele vai acontecer no próximo dia 27, sábado, entre 20h30 e 21h30 e terá o Rio de Janeiro como cidade-sede. Segundo a prefeitura, a intenção é que o Rio bata recordes de adesão à campanha. Por isso, além do Cristo Redentor e da Praia de Copacabana, que tiveram suas luzes apagadas em 2009, a Prefeitura Rio do Janeiro também irá desligar os refletores do Arpoador e da Igreja Nossa Senhora da Penha. A Prefeitura também pedirá ao Exército para incluir o Monumento aos Mortos da Segunda Guerra Mundial, no Aterro do Flamengo, na lista dos ícones cariocas que participarão da Hora do Planeta. Além desses, também já estão confirmadas as participações do morro do Pão de Açúcar, da Fiocruz - Fundação Oswaldo Cruz - e do Jockey Club Brasileiro.

O time de patrocinadores da Hora do Planeta 2010, formado por Coca-Cola Brasil, HSBC, Tim e a rede Walmart Brasil, espera neste ano um aumento no número de participantes em todo o mundo e para isso realizarão também campanha de conscientização antes do dia 27. A Coca-Cola e o HSBC irão reunir funcionários, políticos e personalidades para juntos apagarem as luzes e discutirem o problema.

A Tim, por sua vez, realizará uma campanha de mobilização com três ondas de mensagens de texto convidando 14 milhões de seus clientes a aderirem ao movimento. Já a rede Walmart Brasil vai apagar os letreiros, fachadas e áreas administrativas de suas 436 lojas no Brasil durante a Hora do Planeta. Além disso, vai reduzir a iluminação da área de venda das unidades em 30% e estimular que seus 80 mil funcionários apaguem as lâmpadas de suas residências no período. Para os clientes, a divulgação da Hora do Planeta será feita por meio das TVs e rádios das lojas físicas e de hotsite em sua loja virtual.

Campanha
A WWF-Brasil aproveitou também para mostrar a campanha publicitária desenvolvida voluntariamente pela agência Leo Burnett para a Hora do Planeta 2010. O plano de mídia da ação inclui dois filmes denominados Superpoderes, peças impressas e spots em rádios. Os Filmes mostram uma espécie de brincadeira feita entre pai e filho, em que o mais velho vai ensinando à criança que deve apagar as luzes durante a "hora".

Essa é a primeira campanha feita pela nova agência da WWF, depois da polêmica envolvendo filme criado pela DM9DDB, veiculado nos Estados Unidos - clique aqui para relembrar.


Rayane Marcolino
Meio & Mensagem Online, 03/03/10


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