quinta-feira, 6 de agosto de 2009

O eficiente "patinho feio"

Pouco comentado quando se fala em marketing digital, o Search é indispensável em uma boa estratégia de comunicação

É cada vez mais comum entre os anunciantes o enaltecimento do marketing digital para suas marcas. Durante o evento Search Marketing Expo (SMX), que aconteceu nessa última terça-feira, 4, em São Paulo, ficou claro ainda que a maioria das estratégias passa por um marketing de buscas eficiente que, em geral, são fortemente interligados com ações veiculadas nos veículos offline. Segundo pesquisa realizada pela iProspect e citada por Erica Schmidt, diretora global de pesquisa da Isobar, 67% das buscas feitas pela internet são oruindas de impacto causado pela mídia offline.

De acordo com Marcelo Sant'Iago, diretor da MídiaClick, além da mescla necessária entre on e off, é cada vez mais necessário que se atente para a integração dos variados canais online. "Fazer a conexão on com on é essencial para que se consiga trabalhar o Search Marketing de maneira mais interesante e com ainda mais conversão", acredita.

Para se ter uma idéia, apenas nos Estados Unidos, o Search movimentou, em 2008, cerca de US$ 10,5 bilhões e, no Brasil - com base nos dados divulgados pela revista Exame - apenas o Google faturou cerca de US$ 450 milhões com venda de links patrocinados e publicidade no mesmo período.

A força do setor foi confirmada pelos anunciantes presentes no evento. Carlos Alves, head digital marketing do HSBC, contou que cerca de 60% do tráfego registrado no site da instituição são provenientes dos endereços de buscas. "Não dar importância para o search marketing é negar a capacidade de estabelecer um diálogo com o consumidor. Hoje trabalhamos com ferramentas de precisão cirúrgica pelas quais conseguimos definir perfis atitudinais com hábitos de consumo e informações fundamentais para garantir bons investimentos", disse. Já Marcio Orlandi Júnior, gerente sênior de internet da Natura, foi categórico ao afirmar que o retorno sobre investimentos com Search é bastante alto e não à toa são investidos cerca de 10% de toda a verba para digital apenas em links patrocinados. "Também estamos testando internamente a integração das buscas em redes sociais e estamos vendo resultados. Para a Natura é importante estabelecer diversos pontos de contato, já que o relacionamento é a essência do nosso negócio", adiantou Orlandi Júnior, que, inclusive, já colocou a marca de cosméticos no Twitter.


Mariana Ditolvo
eio & Mensagem Online, 05/08/09


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