quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Criação de valor com paixão e gestão financeira

Os gestores realmente têm paixão pela criação de valor? Os decisores conhecem as implicações financeiras de suas decisões? São perguntas feitas por John Percival na primeira parte de sua apresentação

Acadêmico da Wharton School da University of Pennsylvania, uma referência mundial no ensino de Finanças, John R. Percival iniciou o primeiro dia do Special Management Program, organizada pela HSM, sobre finanças estratégicas alertando os presentes para dois desafios: estimular nos executivos a paixão pela criação de valor econômico e integrar a área de finanças a outras áreas da empresa, principalmente a área da estratégia.

O pesquisador conta que, no contato com seus alunos e com executivos de diversos países, observou que tanto as pessoas da área de finanças precisavam entender melhor as questões estratégicas, como o pessoal da estratégia deveria conhecer melhor a parte financeira do processo de elaborar e executar a estratégia.

Ele também assinala que as decisões mais importantes que levam à criação de valor não são tipicamente tomadas pelos executivos financeiros, mas sim pelos de marketing, operações, tecnologia e RH, ainda que haja uma componente financeira nessas decisões. Assim, um dos papéis cruciais dos executivos financeiros é assegurar que os gestores entendam as implicações de suas decisões. Nesse sentido, a integração entre as áreas é fundamental.

Outro papel essencial do executivo financeiro é desenvolver a estratégia financeira que complementa a estratégia de negócios da empresa. A estratégia financeira deve buscar a criação de valor e a redução de riscos simultaneamente, isto é, o equilíbrio entre lucros e riscos, tema que o palestrante abordará durante os dois dias de evento.

Percival salienta que nem crescimento, nem participação de mercado são sinônimos de criação de valor: “Se você não cresce, não cria valor, mas é possível que você cresça e destrua valor”, diz ele, e acrescenta: “Perseguir participação de mercado pode destruir valor”.

A dura realidade: “A concorrência quer garantir que você não crie valor. Você tem de ser muito bom para conseguir isso!”. Desafiando, assim, os gestores financeiros presentes, Percival deu início à fundamentação de seus argumentos por meio da comparação intrigante entre as empresas FedEx e UPS.

Continue acompanhando a cobertura deste evento e conheça detalhes sobre esses casos.


HSM Online, 03/08/2009


Nenhum comentário:



Acesse esta Agenda

Clicando no botão ao lado você pode se inscrever nesta Agenda e receber as novidades em seu email:
BlogBlogs.Com.Br