terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Jovens criam tecnologias em prol de ODM

Concurso com estudantes de cem países premia em até US$ 25.000 criação de softwares e sites relacionados aos Objetivos do Milênio

Estudantes de ensino médio e universitários de vários países vão competir na criação de tecnologias que ajudem os países a avançarem nos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), uma série de metas socioeconômicas que os países da ONU se comprometeram a alcançar até 2015. Um concurso para estudantes de tecnologia terá os ODM como tema e espera reunir mais de 200 mil jovens de 100 países.

Categorias e prazos de inscrição:
Design de softwares - 20/05
Desenvolvimento embutido - 1/03
Desenvolvimento de Jogos - 1/03
Robótica e Algorítimo - 1/03
Desafio de TI - Inscrição encerrada
Mash up (Web 2.0) - 1/03
Fotografia - 1/03
Curta Metragem - 1/03
Design - 1/03


A Imagine Cup, Copa do Mundo da computação promovida pela multinacional Microsoft, existe há seis anos. A proposta é estimular os jovens a criarem softwares, redes, portais interativos, jogos e até fotografias que possam ajudar em questões globais – meio ambiente, educação e saúde foram alguns dos temas dos anos anteriores. Na edição de 2009, a proposta será: “imagine um mundo em que a tecnologia ajuda a resolver os maiores problemas que temos hoje”. Em cada uma das nove categorias do concurso (veja as categorias e datas de inscrição no quadro à direita, será preciso apresentar formas de a tecnologia participar do avanço dos ODM.

Combate a fome, à pobreza, melhoria da saúde da mulher e das crianças e cuidado com o meio ambiente são algumas das metas em que os candidatos a inventores deverão pensar. “A tecnologia pode ser a força que transforma grandes idéias em grandes soluções”, diz o texto de apresentação da Copa deste ano. Para participar, é necessário ter, no mínimo, 16 anos e estar matriculado em alguma instituição reconhecida pela competição. Os estudantes podem se inscrever pelo site. Os melhores de cada categoria vão receber uma viagem ao Cairo em julho de 2009, quando serão escolhidos os vencedores.

Uma equipe de brasileiros ficou com o primeiro lugar na categoria de games na edição passada, que teve meio ambiente como tema. Quatro estudantes da UNESP (Universidade Estadual de São Paulo) venceram com um jogo de computador que permite construir sua própria cidade respeitando a questões ambientais.

Australianos ficaram com o prêmio de melhor software, criando um sistema capaz de controlar todos os recursos de uma fazenda, para que se economize água e energia. A competição oferece prêmios em dinheiro, que variam de US$ 3.000 a US$ 25.000 para os três melhores de cada categoria. Além disso, os vencedores ganham pacotes de produtos para programação.


da PrimaPagina
Boletim do Pnud, 09/02/09


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