quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Software em português tem adaptação lenta à reforma ortográfica

Novas regras de ortografia só serão obrigatórias em 2013. Prazo longo faz com que atualizações sejam feitas com lentidão

A partir de janeiro de 2009, o Brasil começa a implementar as modificações na língua portuguesa que foram definidas na reforma ortográfica. Para nós, brasileiros, essas mudanças devem afetar apenas 0,5% das palavras que escrevemos. Para os outros países da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique, Portugal e Timor Leste), a mudança pode envolver até 1,6% das palavras.

Um dos efeitos dessa mudança no idioma é que vários programas de computador - como o Office, o BrOffice e os dicionários digitais, como o Aurélio e o Houaiss - também terão de se adaptar às novas regras de ortografia. Mas sem muita pressa. Em resposta à reportagem do IDG Now!, a maioria delas disse não ter um prazo definido para adequar seus produtos às novas normas. Apenas o BrOffice (versão nacional do OpenOffice) conta com o corretor ortográfico atualizado.

Uma das explicações é que, apesar de a reforma começar a valer a partir do próximo dia primeiro de janeiro, as mudanças só serão obrigatórias no começo de 2013. Nos próximos quatro anos, as duas formas serão aceitas.

A Microsoft, responsável pelo pacote Office, afirmou que não há previsão para que seus produtos sejam adequados à nova ortografia. De acordo com Eduardo Campos, gerente-geral da divisão de produtividade e colaboração da Microsoft, a companhia "tem o compromisso" de revisar seus produtos e atualizar o banco de dados do corretor ortográfico. A divulgação das atualizações, porém, deve ser divulgada até 2012.

"Apesar de a mudança afetar apenas 0,5% de do português do Brasil, teremos de rever todo o dicionário léxico", disse Campos. Ele garantiu, entretanto, que "as alterações serão gratuitas para as versões que estão no mercado", ou seja, o Office 2007. O gerente-geral disse também que há a possibilidade de a versão 2003 ser atualizada. Já os textos de menus e de ajuda de outros programas da empresa serão atualizados até 2012.

A Positivo Informática, responsável pelas versões digitais e online do novo dicionário Aurélio, estima que uma pequena revisão será lançada até o primeiro trimestre de 2009. De acordo com Ilana Krieger, diretora de varejo da divisão de tecnologia educacional da Positivo, a atualização será gratuita para aqueles que compraram a versão em CD do dicionário em 2008.

Segundo Ilana, o minidicionário Aurélio - que vem com um CD com a versão digital - já está adaptado às normas. A diretora conta ainda que a edição em livro, já adequada à reforma ortográfica, será lançada em 2010, simultaneamente com uma nova versão digital do dicionário.

A Editora Objetiva, responsável pelo dicionário Houaiss, não informou quando as versões digitais e online do léxico estarão disponíveis. Em agosto deste ano, a editora lançou uma versão do minidicionário já atualizada de acordo com as regras previstas na reforma ortográfica.


Pedro Marques
IDG Now!, 26/11/08


Nenhum comentário:



Acesse esta Agenda

Clicando no botão ao lado você pode se inscrever nesta Agenda e receber as novidades em seu email:
BlogBlogs.Com.Br