segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Programa Tear completa primeira edição e cumpre objetivo de disseminar práticas sustentáveis na cadeia de valor

Três anos de trabalho, nove grandes empresas de sete setores estratégicos engajadas, 108 pequenas e médias empresas mobilizadas, mais de 20 mil pessoas envolvidas e a certeza de que o Programa Tear atingiu seus objetivos. Criado em 2006, o programa aplicou a Metodologia Tear para que grandes empresas, designadas pelo programa como empresas-âncoras, estimulassem sua cadeia de valor (clientes e fornecedores) a incorporar os conceitos e as práticas da responsabilidade social em seus processos. Agora, quando a primeira edição chega ao final, realizou-se uma pesquisa com as 108 pequenas e médias empresas que chegaram ao final do programa, a qual foi respondida por 83 delas. Pelos resultados obtidos, é possível observar que a maior parte delas já introduziu o conceito de sustentabilidade em sua visão, missão e valores.

"Antes de participar do Programa Tear, apenas 54% das empresas respondentes tinham em sua missão valores voltados para a sustentabilidade", afirma Carla Stoicov, coordenadora geral do programa no Instituto Ethos. "Após a participação e a implementação de uma gestão socialmente responsável, 100% delas aprimoraram sua gestão e 90% incorporaram a sustentabilidade em seu modelo de negócio", avalia.

Para as pequenas e médias empresas, a participação no Tear traduziu-se em avanços importantes no acesso a novos mercados, em ganhos de produtividade e de competitividade e no aprofundamento das relações comerciais com os parceiros envolvidos. As empresas-âncoras, por sua vez, compartilharam as experiências, dilemas e lições aprendidas com fornecedores e clientes e com as outras âncoras participantes, promoveram a participação ativa do público interno nas ações do Tear e beneficiaram-se com a mudança positiva da qualidade do diálogo com as outras empresas da cadeia de valor.

O Programa Tear, resultado de uma parceria entre o Instituto Ethos e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), implementa práticas de responsabilidade social em pequenas e médias empresas participantes da cadeia de valor de sete setores estratégicos da economia: açúcar e álcool; construção civil; energia elétrica; mineração; siderurgia; petróleo e gás; e varejo. Na primeira edição, em cada um desses segmentos foi escolhida uma empresa-âncora, com experiências avançadas em gestão socialmente responsável, que selecionou cerca de quinze pequenas e médias empresas integrantes de sua cadeia de valor. Consultores contratados pelo Programa Tear auxiliaram as empresas em todas as etapas, que incluíam a análise da sustentabilidade do negócio, o diagnóstico da gestão sustentável, a elaboração de um plano de ação, a comunicação e a divulgação de um relatório.

Para desenvolver o trabalho, acompanhar e avaliar os resultados, as empresas participantes responderam os Indicadores Ethos de Responsabilidade Social Empresarial e preencheram a Matriz Brasileira de Evidências de Sustentabilidade, desenvolvida em parceria pelo SustainAbility, pela International Finance Corporation (IFC) e pelo Instituto Ethos, além de utilizar outras ferramentas ao longo do processo.

Na avaliação dos resultados, um dado é particularmente revelador: até setembro de 2007, a maioria das empresas participantes nunca havia produzido um relatório socioambiental. Em 2008, 72 dessas empresas já tinham elaborado e divulgado seus relatórios, que podem ser conferidos aqui.

"Tenho a certeza de que nenhum relatório demonstrará que o dinheiro investido é o principal, porque cada ação se multiplicará em competitividade e sustentabilidade, repercutindo no mercado de trabalho", diz Luciana Botafogo, do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Entre as práticas de responsabilidade social implementadas pelas empresas, destacam-se: a coletiva seletiva, realizada por 77% delas; o desenvolvimento e a implantação de processos internos para redução do impacto ambiental, por 65%; código de conduta, por 63%; e programas de redução de consumo de energia, água e papel, por 60%.

Repercussão positiva nos negócios
A gestão socialmente responsável influenciou diretamente o resultado dos negócios das empresas participantes. A avaliação revelou que, em razão de sua participação no Programa Tear, elas conquistaram 130 novos clientes e incluíram 57 novos fornecedores em suas relações comerciais. Entre 2006 e 2007, a receita líquida média das empresas participantes teve um incremento de mais de 700%. Ao mesmo tempo, o custo operacional médio cresceu 32%. "Mais de 66% das empresas afirmaram que as medidas de responsabilidade social implantadas contribuíram para melhorar as relações comerciais com grandes empresas, além de permitir solucionar conflitos por meio do diálogo. Percebemos que as empresas conseguiram visualizar resultados práticos e até mesmo retorno em seus investimentos, pois 71% delas afirmam que melhoraram as relações comerciais com as suas respectivas cadeias de valor", conta a coordenadora do Tear, Carla Stoicov.

Ao longo dos três anos de duração do projeto, foram realizados mais de 800 eventos, nos quais foram envolvidas 23.734 pessoas, 32% delas funcionários, 8% familiares de funcionários, 11% clientes e 49% membros das comunidades envolvidas. No último dos seminários regionais, realizado em Campinas (SP), representantes de pequenas e médias empresas apresentaram os resultados de sua participação no Programa Tear. Aline Baldon, da Engemetal, uma das empresas da cadeia de valor do Grupo Camargo Corrêa, traduziu em palavras o que as avaliações mostraram em números: "O programa mudou a empresa, introduziu conceitos de sustentabilidade antes desconhecidos, permitiu o aprendizado com as experiências das outras empresas do grupo e melhorou o relacionamento da empresa com pessoas e processos".

Para Débora Anfimof, da área de sustentabilidade da Unidade de Engenharia e Construção do Grupo Camargo Corrêa, o Programa Tear foi o primeiro passo do grupo no sentido de estreitar os laços com sua cadeia de valor. "Percebemos o quanto a relação com as pequenas empresas é importante, e também estratégica, e pretendemos continuar com o trabalho com fornecedores nos próximos anos", disse Débora.

No seminário, Paulo Itacarambi, vice-presidente-executivo do Instituto Ethos, propôs que a sociedade transite da competição para a cooperação, investindo nas pessoas e nas relações. "Nesse sentido, o Tear deve ser a base de um programa nacional de gestão sustentável do negócio, para que se possa construir uma economia inclusiva no Brasil", defendeu ele.

A experiência da primeira edição do programa tem incentivado outras empresas a buscar o mesmo modelo de trabalho para disseminar a gestão sustentável em suas cadeias. Por isso, o Instituto Ethos está organizando um segundo grupo de empresas-âncoras, que deve participar da nova fase do Programa Tear, entre 2008 e 2010.

As empresas-âncoras da primeira edição do Programa Tear são:
- ArcelorMittal Brasil (no setor de Siderurgia)
- Camargo Corrêa (no setor de Construção Civil/Grandes Obras)
- CPFL Energia (no setor de Energia Elétrica)
- Grupo Pão de Açúcar (no setor de Varejo)
- Petrobras (no setor de Petróleo e Gás)
- Santelisa Vale (no setor de Açúcar e Álcool)
- Vale (no setor de Mineração)
- Y. Takaoka Empreendimentos e Gafisa (no setor de Construção Civil/Incorporação)

Os parceiros do Programa Tear são:
- Associação Brasileira dos Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee);
- Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Abrapp);
- Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg);
- Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan);
- Instituto Brasileiro de Petróleo (IBP);
- Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram),
- Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae)
- União da Agroindústria Canavieira de São Paulo (Unica).



Redação do Instituto Ethos
Envolverde,29/10/08
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