domingo, 9 de novembro de 2008

Expo Brasil mostra rede de conhecimento comunitário

Dar visibilidade para idéias simples e inovadoras é o que a Expo Brasil vai proporcionar, conta Juarez

A multiplicação de experiências em rede criadas a partir da solução popular e comunitária com viés sustentável é o principal resultado que deve produzir a 7ª Expo Brasil Desenvolvimento Local. Este é o foco apresentado à imprensa mato-grossense nesta quarta-feira (05.11), em Cuiabá, pelos coordenadores do evento, a ser realizado entre 12 e 14 de novembro, no Centro de Eventos do Pantanal.

O gerente de Agronegócios e Desenvolvimento Territorial do Sebrae Nacional, Juarez de Paula, apontou como exemplo da prática de produção com respeito ao meio ambiente em Mato Grosso a Cooperativa de Agricultores Ecológicos do Portal da Amazônia (Cooperagrepa), projeto desenvolvido pelo Sebrae e que abrange cerca de 400 produtores e 10 municípios do Norte do Estado.

Dar visibilidade para idéias simples e inovadoras é o que a Expo Brasil vai proporcionar, conta Juarez. Essa concepção será vista ainda em painéis de experiências, onde pessoas de diferentes lugares do Brasil e dos 13 países participantes poderão fazer intercâmbios. “Temos no Brasil, nos últimos 10 a 15 anos, um movimento crescente de desenvolvimento local, que são soluções da população para gerar emprego, inclusão social e qualidade de vida”, atesta. “E às vezes, casos como o da Cooperagrepa não são conhecidos”, completa.

O tom da construção coletiva de soluções para a vida das pessoas em pequenos territórios do país reforça a importância da troca de ações que vão centralizar o evento, na visão do coordenador nacional da Expo Brasil e da Rede de Informações para o Terceiro Setor (RITS), Caio Silveira. “Vai ser um acontecimento que tem como denominador a construção de práticas de baixo para cima e onde as pessoas são protagonistas de uma forma de vida sustentável”, sintetiza sobre o encontro de contribuições a serem mostradas na Expo Brasil. “O evento vai ser uma escola viva de vida”, resume.

Caio informou ainda que há necessidade de um novo olhar para o desenvolvimento, exaustivamente debatido no Brasil especialmente após a crise financeira ocasionada por empréstimos sem lastro nos Estados Unidos. “Desenvolvimento não é só crescimento do PIB”, cobra. “O desenvolvimento se constrói de cada local. As pessoas são protagonistas em suas casas, ruas, cidades e territórios de um desenvolvimento sustentável”, relata. “Vamos discutir na Expo Brasil o que é riqueza. Ela é não só indicadores”, diz.

Ele cita que a Expo Brasil veio para Mato Grosso pela localização estratégica, condições naturais, que o Estado “tem experiências ambientais significativas, que merecem ser vistas e irradiadas para todos”.

GESTORES PÚBLICOS - O superintendente do Sebrae Mato Grosso, José Guilherme Barbosa Ribeiro, comenta a ênfase de um novo comportamento mais formulado por demandas sociais já observado em instituições, no setor público e na iniciativa privada. Ele cita o momento oportuno que a Expo Brasil acontece, antecedendo a posse dos futuros prefeitos. Assim, ela será local dos novos gestores municipais eleitos em outubro procurarem respostas e práticas para sua administração. “Eles poderão trazer suas equipes técnicas e secretários para trocar idéias e conhecer experiências exitosas”, recomenda.

José Guilherme resume a Expo Brasil como um “evento de cidadania”, pois, a população, pela sua necessidade, encontra soluções para os problemas. “A Expo Brasil mostra que o conhecimento tem que ser pulverizado. Quanto mais a sociedade souber, melhor para a vida”, defende.

Ele também cita a Cooperagrepa como um novo modelo de desenvolvimento possível e já aplicado em Mato Grosso. Na medida em que o governo federal, por meio do Ministério de Desenvolvimento Agrário, já utiliza o caso como exemplo para o uso sustentável dos recursos naturais da região amazônica. “São produtos orgânicos, certificados e que estão na merenda escolar. Ou seja, o mato-grossense consome o que é exportado e o que há de melhor na agricultura de Mato Grosso”, mostra o impacto das novas experiências de diferentes pontos do Brasil e dos países participantes. “A Expo Brasil é para tornar conhecidas essas experiências”, avalia.

José Guilherme e a diretora do Sebrae Eneida Maria de Oliveira pontuaram as principais características e o formato de conferências, palestras, oficinas, painéis, programação cultural, feira de iniciativas sustentáveis e mostra de tecnologias sociais da Expo Brasil.

A Expo Brasil é organizada pela Rede de Informações para o Terceiro Setor (RITS), Governo de Mato Grosso, Petrobras, Sebrae, Banco da Amazônia, Banco do Nordeste, Furnas, Eletronorte, com apoio do Ministério do Meio Ambiente, Associação Brasileira de Recursos Humanos, secção Mato Grosso (ABRH-MT), Número Certo e Rede de Tecnologia Social (RTS).


Agência Sebrae de Notícias, 06/11/08


Nenhum comentário:



Acesse esta Agenda

Clicando no botão ao lado você pode se inscrever nesta Agenda e receber as novidades em seu email:
BlogBlogs.Com.Br