sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Patrocínios esportivos em debate

V Congresso Internacional de Patrocínio, em São Paulo, discute crescimento mundial dos investimentos em marketing esportivo

De olho nas próximas olimpíadas em Londres, em 2012, e na Copa do Mundo que será no Brasil em 2014, começou nesta quinta-feira, 4, o V Congresso Internacional de Patrocínio que será realizado até a sexta-feira, 5, no Palácio de Convenções do Anhembi, em São Paulo.

O primeiro painel teve apresentação de Gutemberg Uchoa, da Apex Brasil, e tratou do potencial de captação de investimentos para a Copa 2014. Na seqüência, foi a vez do suíço Hans-Willy Brockes, consultor de marketing e sócio-diretor da ESB (Europäische Sponsoring-Börse), consultoria especializada em patrocínio esportivo, cujo painel debateu o crescimento mundial desse mercado.

O M&M, que apóia o evento, teve um painel às 15h com o tema "A Mídia e o Patrocínio - Engajamento: A Nova Fronteira doPatrocínio" que tem confirmadas as presenças do consultor J. Cocco, Márcio Callage (Olympikus), Edgar Hubner (COB), Edgar Diniz (Top Sports), com mediação de Robert Galbraith (M&M). Nos demais painéis, executivos da Nike, Petrobras, Olympikus, Penalty, LG, Medley, Samsumg, Nextel, dentre outras.

Segundo Mauricio Fernandez, organizador dos congressos e presidente da Abriesp (Associação Brasileira da Indústria do Esporte), a expectativa é que os megaeventos programados para os próximos anos - Copa 2014, Olimpíadas Militares e candidatura à Olimpíada 2016 - aumentem ainda mais os investimentos no esporte. "O evento acontece em um momento extremamente favorável para o setor. Com a melhora de renda do brasileiro e a grande quantidade de eventos esportivos internacionais no país,devemos ter um crescimento da indústria do esporte de mais de 15%", aposta Fernandez.

Desde 2002, o chamado PIB do esporte cresce cerca de 10% ao ano, média bastante superior aos 3,69% de incrementodo PIBbrasileiro. Em números, o mercado do esporte movimenta mais de R$ 50 bilhões, aproximadamente 2% de todas as riquezas produzidas no país, afirma Fernandez.


Meio & Mensagem Online, 04/09/08


Nenhum comentário:



Acesse esta Agenda

Clicando no botão ao lado você pode se inscrever nesta Agenda e receber as novidades em seu email:
BlogBlogs.Com.Br