sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Espetáculo da superação

Caixa Econômica Federal é a maior patrocinadora dos 188 atletas do Brasil na Paraolimpíada de Pequim

Sem os mesmos holofotes da Olimpíada que transformou Pequim na capital mundial dos esportes em agosto, a cidade chinesa promove a partir do próximo sábado, 6, a 13a edição das Paraolimpíadas. Os patrocinadores têm como grande atrativo associar suas marcas à superação num sentido mais amplo que o do puro espírito olímpico, já que, para a maioria dos atletas paraolímpicos, o esporte representa uma nova perspectiva em suas vidas.

O Brasil será representado por uma delegação de 188 atletas - contra 98 nos jogos de Atenas, em 2004. A Caixa Econômica Federal (CEF) é, pela segunda vez consecutiva, o principal patrocinador, com R$ 6,4 milhões investidos apenas este ano na preparação do Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB). Há quatro anos, a CEF havia injetado apenas R$ 1 milhão no mesmo projeto.

Outros R$ 1,6 milhão foram investidos pela Cosipa. Apóiam ainda a delegação nacional: Visa, Olympikus, Unimed e Uniodonto. Destes, retornam a Pequim apenas a fornecedora de material esportivo e a Unimed, como plano de saúde e seguro de viagem oficial do Brasil. Na TV, o Comitê Paraolímpico Brasileiro cedeu os direitos de transmissão ao Sportv, que negociou até o fechamento desta edição uma cota para a Unimed e o top de cinco segundos para a CEF.

Os investimentos do banco em esporte têm como objetivo atrelar a marca a hábitos saudáveis e que podem transformar a vida das pessoas, explica André Luís Lopes, gerente nacional de marketing esportivo da CEF. Além do Comitê Paraolímpico, a CEF também patrocina as confederações de atletismo, ginástica e lutas associadas, com um total de R$ 78,2 milhões em investimentos desde 2001, quando iniciou seu programa de patrocínio à formação e apoio a atletas profissionais. Dessa cifra, cerca de R$ 20 milhões foram destinados aos esportes paraolímpicos com cifras anuais, e não apenas durante grandes eventos.

Vitrine
A Unimed retorna aos jogos de Pequim patrocinando também dez atletas, entre eles o campeoníssimo nadador Clodoaldo Silva. Stephan Duailibi, gerente de marketing da Unimed Brasil, afirma que "o apoio aos atletas paraolímpicos brasileiros é uma grande vitrine para a causa da empresa. É também um instrumento de inclusão social, pois a busca pela felicidade passa pela superação de obstáculos. E esses atletas são o maior exemplo disso, pois praticam esportes de alta performance", atesta o executivo.

Segundo ele, a expectativa de conquista de 15 medalhas de ouro é a maior prova do retorno do investimento. "Mesmo sem ter nem 10% dos investimentos dos principais atletas, temos resultados esportivos infinitamente superiores. Temos orgulho disso", afirma Duailibi, lembrando que o Brasil acaba de retornar de Pequim com apenas três ouros entre as 15 medalhas conquistadas.

Além da cota no Sportv, para o qual foram produzidos filmes e vinhetas criados pela F/Nazca S&S, a Unimed também patrocina a cobertura do portal Terra. Mais de 185 unidades locais da Unimed, cobrindo 300 dos principais municípios do País, também participam da campanha da marca em torno dos jogos, com ações locais em mídia impressa e exterior.

A Olympikus, por sua vez, fornecerá 15 mil peças de vestuá­rio para treinos, competições e cerimônias de premiação, além de mais de 800 pares de calçados. Márcio Callage, gerente de marketing da empresa, diz que não existe mídia programada para essa ação pelo fato de a marca estar com os paraolímpicos como fornecedora. A visibilidade da competição já é uma garantia de exposição, afirma, lembrando que a marca patrocina o Comitê Olímpico Brasileiro (COB).



Robert Galbraith
Meio & Mensagem Online, 04/09/08


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