segunda-feira, 14 de abril de 2008

Patrocínio social da Petrobras tem 129 projetos na disputa final

Foto Stéferson Faria / Agência Petrobrás

Cento e vinte e nove projetos de todos os Estados do País permanecem na disputa pelos recursos de patrocínio social da Petrobras para 2008. O anúncio dos resultados da penúltima etapa da seleção pública, que compreendeu a análise da Comissão de Seleção, composta por 21 especialistas do governo, da sociedade civil, da imprensa e da força de trabalho da Petrobras, revela a seguinte distribuição regional até o momento: Norte - 15 projetos; Nordeste – 45; Centro-Oeste – 10; Sudeste – 36, e Sul – 17. Também prosseguem no processo três projetos de caráter regional e outros três de caráter nacional.

No total, foram analisados 654 projetos aprovados pela Triagem Técnica. Dos projetos selecionados nesta etapa, 73 se enquadram na Geração de Renda e Oportunidade de Trabalho. Outros 34 (29%) se inserem na Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente. Na linha de Educação para a Qualificação Profissional, 19 projetos (o equivalente a 15%) irão para a triagem final.

Um total de 64 projetos, ou 49,7% do total, tem a criança e o adolescente e a agricultura familiar como foco. Outros públicos atendidos são os jovens, os assentados da reforma agrária, as mulheres (igualdade de gênero), os catadores de resíduos, comunidades indígenas, pessoas com deficiência, comunidades ribeirinhas / pescadores, jovens egressos do sistema penitenciário / adolescentes em liberdade assistida, artesãos, GBLT e comunidades quilombolas.

Projetos por Estado
Até o momento, a distribuição de projetos sociais que continuam na disputa pela verba de patrocínio da Petrobras é a que segue:

Região Norte: Roraima – 1; Acre – 2; Amapá – 2; Amazonas – 2; Tocantins – 2; Pará – 2, e Rondônia – 4. Total: 15 projetos.

Região Nordeste: Maranhão – 2; Piauí – 3; Ceará – 9; Rio Grande do Norte – 4; Paraíba – 5; Pernambuco – 5; Alagoas – 4; Sergipe – 5, e Bahia – 8. Total: 45 projetos.

Região Centro-Oeste: Mato Grosso do Sul – 2; Distrito Federal – 2; Goiás – 3, e Mato Grosso – 3.

Região Sudeste – Espírito Santo – 2; Minas Gerais – 8; Rio de Janeiro – 11, e São Paulo – 15. Total: 36 projetos.

Região Sul – Paraná – 4; Santa Catarina – 4, e Rio Grande do Sul – 9. Total: 17 projetos.

O trabalho da Comissão de Seleção foi a penúltima etapa de projetos sociais do Programa Desenvolvimento & Cidadania Petrobras. Dos 6.485 projetos pré-inscritos via internet, 4.177 foram consideradas inscrições efetivamente válidas.

O Conselho Deliberativo se reunirá na primeira semana de maio para escolher a relação final de projetos contemplados. O anúncio do resultado será feito no final de maio. A companhia vai destinar, em 2008, R$ 27 milhões ao patrocínio de iniciativas de Responsabilidade Social via seleção pública. Cada instituição poderá solicitar até R$ 690 mil, pelo período de um ano, para implantação e desenvolvimento do projeto apresentado. Se necessário, a Petrobras avaliará a possibilidade de o apoio ser estendido por até 24 meses.

O processo de seleção do Programa Desenvolvimento & Cidadania Petrobras tem abrangência nacional, sendo que 50% dos projetos apoiados terão como público participante jovens entre 15 e 29 anos. Os estados do semi-árido terão que ser contemplados com, pelo menos, dois projetos. Iniciativas que reapliquem tecnologias sociais mapeadas pela Rede de Tecnologia Social serão priorizadas nas situações de empate técnico, em qualquer uma das fases do Processo Seletivo.

A divulgação pública dos resultados do processo seletivo será feita até o final do mês de maio de 2008, pela imprensa e pela internet.

Depoimentos
Cibele Barros, representante do Ethos e integrante da Comissão de Seleção nesta etapa, disse que a Petrobras “é uma referência de prática na área de Responsabilidade Social entre as empresas”, e que o processo tem também o mérito de capacitar e potencializar o trabalho dessas entidades para serem parceiras não somente da Petrobras, como de outras empresas.

Reinaldo Fleury, representante do Instituto Paulo Freire, destacou a contribuição da Petrobras para problemas fundamentais da realidade brasileira. “A seleção pública tem uma relevância social indiscutível. Percebemos que foi um processo de formação para as organizações.”

A representante da Unicef, Sofia Lerche, uma das integrantes da Comissão, lembrou a importância dos 34 projetos voltados para a garantia das crianças e dos adolescentes na etapa final.

Publicado pela Agência Petrobrás de Notícias em 10/04/08


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