sexta-feira, 7 de março de 2008

Financimento de empreendimentos que apostem em bens e serviços para pessoas que vivem com menos de U$ 4 por dia

Enfoques de medição baseados no mercado
Os enfoques baseados no mercado, que podem fornecer, de maneira sustentável, os bens e serviços depois que o dinheiro dos doadores tiver acabado, deve ser uma parte da solução para o problema da pobreza. No entanto, a construção de novos modelos que forneçam esses bens e serviços a preços acessíveis, tendo em vista os altos custos das transações, os sistemas de distribuição fracos, os clientes dispersos, as opções limitadas de financiamento e, muitas vezes, a corrupção, requer soluções imaginativas de negócios e parcerias apoiadas por investidores que queiram assumir riscos que os financiadores tradicionais não assumiriam.

O Acumen Fund está preparado para assumir esses riscos. Seu objetivo é transformar o paradigma do desenvolvimento de um enfoque top-down para um enfoque que reconheça o valor das pessoas de baixa renda como clientes que querem tomar decisões ativas para melhorar suas vidas. Nosso objetivo é construir organizações sustentáveis financeiramente e com capacidade de crescimento, que forneçam bens e serviços críticos que sejam acessíveis às 4 bilhões de pessoas que vivem com menos de 4 dólares por dia, a base da pirâmide.

Nossos principal meio é o investimento, geralmente em torno de um milhão de dólares, em empresas (com ou sem fins lucrativos) nos setores de saúde, água, habitação e energia. Procuramos organizações com alguns anos de operação e com um modelo de negócios com receitas reais e ambição de crescimento.

Nós também investimos conhecimento e talento, buscando construir, através de nosso programa de Fellows, uma rede de pessoas dedicadas a servir aos pobres no mundo em desenvolvimento que têm as capacitações profissionais, operacionais e de negócios para efetuar a mudança.

Medindo o que realizamos
Nós avaliamos nossos investimentos com base em quatro critérios:

Sustentabilidade financeira
As empresas que financiamos têm boa saúde financeira? Elas poderão retornar nosso capital? Eles têm sido capazes de entrar nos mercados de capitais comerciais?

Impacto social
Quantas vidas foram afetadas por nossos investimentos e como elas foram afetadas (por exemplo, o número de fazendeiros que usam o sistema de irrigação por gotejamento e o grau de aumento de produtividade que obtiveram)? Nós fazemos parcerias oportunas com organizações de pesquisa de nível mundial para conduzir pesquisas profundas para entender melhor o impacto social de investimentos selecionados.

Escala
Que progresso foi feito no sentido do crescimento da organização e como esse crescimento está ajudando a tratar o problema?

Eficácia de custos
Outra organização pode fornecer o mesmo produto ou serviço com menos custo? Para determinar isso, desenvolvemos o método Best Available Charitable Option (BACO). Comparando cada um de nossos investimentos com opções de caridade reais ou hipotéticas, nós começamos a quantificar como nosso impacto social, para cada dólar investido, se compara com o impacto social de outras opções filantrópicas. Apesar de ter limitações, esse cálculo permite a compreensão do custo de oportunidade de nosso capital filantrópico e permite decisões de investimento informadas que alcançam o maior impacto social.

Nós esperamos medições financeiras, operacionais e de impacto social de cada empresa a cada trimestre. Nós, então, completamos nossa estrutura de avaliação com uma Avaliação de Capacidade feita por nossa equipe de portfolio e que dá uma visão qualitativa mais ampla da saúde da equipe de administração, de seus sistemas organizacionais, sua adequação à missão do Acumen Fund e seu potencial para sustentabilidade financeira e crescimento.

Com o apoio do Google, construímos uma ferramenta baseada na Web para compartilhar dados confiáveis e atualizados de desempenho do portfolio entre nossos escritórios internacionais. Nós podemos analisar esses dados para identificar princípios e para explorar e comunicar idéias sobre como levar o mercado à base da pirâmide.

Nós aplicamos o mesmo enfoque de métricas para gerenciar nosso desempenho operacional. O desempenho do Acumen Fund é o mais eficiente possível? Estamos acompanhando nosso desempenho com cuidado e planejando nosso crescimento de acordo? Usamos uma planilha equilibrada para acompanhar nossa eficiência operacional e nosso progresso em direção a nossos objetivos de investimentos, conhecimentos e talentos.


Desafios?
Avaliar investimentos sociais é difícil. Como podemos quantificar os benefícios sociais intangíveis como uma melhor saúde ou mais dignidade. Como podemos chegar a uma métrica padrão que meça o sucesso de um investimento social e permita que comparemos investimentos? Como podemos fazer isso de forma econômica? No final, a medida de nosso sucesso será a existência de outras organizações e empreendedores replicando nossos modelos para melhor servir ao mundo pobre e um aumento no fluxo de investimentos para enfoques de combate à pobreza baseados no mercado.

Para obter mais informações: http://www.acumenfund.org/.


Raman Nanda é Diretor de Gestão de Portfolio do Acumen Fund.
E- mail: rnanda@acumenfund.org.


Raman Nanda
Publicado pela Alliance Brasil em 20/02/08


Nenhum comentário:



Acesse esta Agenda

Clicando no botão ao lado você pode se inscrever nesta Agenda e receber as novidades em seu email:
BlogBlogs.Com.Br