quarta-feira, 12 de setembro de 2007

Jovens na metrópole: Etnografias de circuitos de lazer, encontro e sociabilidade

Publicado pela Envolverde em 11/09/07

Jovens na metrópole é o mais recente trabalho organizado por Bruna Mantese de Souza e José Guilherme Cantor Magnani, cuja obra ultrapassou há muito os portões da academia, mais precisamente o do NAU, Núcleo de Antropologia Urbana da Universidade de São Paulo, para transmitir à sociedade informações valiosas relacionadas à realidade urbana.

Um novo ciclo de pesquisas realizado por integrantes do NAU sobre a atuação de grupos de jovens na cidade de São Paulo resultou inicialmente num artigo que deu origem a 10 capítulos agora publicados em livro.
Entre os grupos apresentados estão os straight edges, adeptos da hoje famosa dieta vegan; os góticos com seu espaço virtual na internet; os pichadores, que marcam a cidade com seus códigos; os “japas” e os “manos”, compartilhando o espaço de uma estação de metrô; os jovens instrumentistas, que escolheram uma loja da rua Teodoro Sampaio como ponto de encontro; os da balada do Senhor, com sua nova forma de glorificar a Deus; os forrozeiros, que transformaram o Baixo Pinheiros em um point.

Os textos, segundo José Guilherme, “descrevem e analisam a dinâmica de circuitos de jovens, nos quais articulam pontos de encontro, formas de apropriação do espaço urbano, trajetos, relações de troca e conflitos.” E mais “permitem avançar na reflexão sobre a dinâmica urbana e seus atores na metrópole”.

Além de um relato saboroso, onde facilmente identificamos os contornos de tais grupos em nosso dia-a-dia, Jovens na metrópole apresenta conceitos capazes de nos dar uma excelente compreensão do cenário urbano. Como a definição de pedaço, espaço intermediário entre privado (a casa) e o público, onde se desenvolve uma sociabilidade básica, mais ampla que a fundada nos laços familiares, porém mais densa, significativa e estável que as relações formais e individualizadas impostas pela sociedade.

Impecável, o prefácio de Hermano Vianna comenta a contemporânea relação de espaço quando fala do mundo dos games para celular: “... tornam explícitos um dos aspectos mais intrigantes da nossa vida social num ambiente real das grandes metrópoles. Nelas, mundos diferentes – e extremamente complexos – também estão sobrepostos uns aos outros. Os artigos desse livro analisam vários desses mundos, várias realidades paralelas...”.

Rua Augusta, Galeria Ouro Fino, estação Conceição do metrô, Faria Lima, Largo da Batata, Centro – alguns dos espaços que constituem ora as manchas, ora os trajetos ou os circuitos desses jovens - passam a ter outro significado, outra cor, depois de vistos sob a perspectiva de Jovens na metrópole. O livro nos oferece uma lente, como uma lupa, que nos permite observar os fenômenos e nuances que ocorrem diariamente, bem diante de nossos olhos.

Organizado por José Guilherme Cantor Magnani e Bruna Mantese de Souza, o livro traz textos de Adla Youssef Bourdoukan (“Carpe Noctem – góticos na internet”), Alexandre Barbosa Pereira (“Pichando a cidade: apropriações “impróprias” do espaço urbano”), Ana Luiza Mendes Borges e Clara de Assunção Azevedo (“A mancha de lazer na Vila Olímpia”), Ariana Rumstain (“A balada do Senhor”), Bruna Mantese de Souza (“Straight edges e suas relações na cidade”), Camila Iwasaki (“Jovens instrumentistas: o improviso de todo dia e de toda noite”), Carolina de Camargo Abreu (“Galeria Ouro Fino: a mais descolada da cidade”), Daniela do Amaral Alfonsi (“O forró universitário em São Paulo”), Fernanda Silva Noronha, Paula Wolthers de Lorena Pires e Renata de Toledo Rodovalho (“Japas e manos (ou streeteiros e b.boys) na estação Conceição do metrô”), Hermano Vianna (Prefácio), Márcio Macedo (“Baladas black e rodas de samba da terra da garoa”), José Guilherme Cantor Magnani (“Circuitos de jovens” e “Fechando o circuito”) e Luiz Henrique de Toledo (Posfácio – “Corporalidade e festa na metrópole”).

Organização: José Guilherme Cantor Magnani e Bruna Mantese de Souza
Projeto Gráfico: Antonio Kehl
Acabamento: 16 x 23 cm, brochura, 280 páginas
Preço: R$ 46,00
Mais Informações: http://www.terceironome.com.br


Nenhum comentário:



Acesse esta Agenda

Clicando no botão ao lado você pode se inscrever nesta Agenda e receber as novidades em seu email:
BlogBlogs.Com.Br