quarta-feira, 12 de setembro de 2007

Febraban cria site para comparar tarifas

Fernando Travaglini
Publicado pelo
Valor Online em 12/09/07

Os bancos apresentaram ontem um novo sistema que permite a comparação de tarifas. O site, chamado Star (Sistema de Divulgação de Tarifas de Produtos e Serviços Financeiros), é o primeiro produto de um programa mais amplo de auto-regulação da Federação Brasileira de Bancos, a Febraban.

A auto-regulação, inclusive, é o melhor caminho para a melhora dos serviços e da concorrência do setor, na opinião da entidade. Já o governo e o Banco Central assinaram ontem acordo que cria um grupo de trabalho para definir novas regras para a fiscalização dos bancos. Uma das medidas estudas pelo governo é a padronização das tarifas.

No novo site, foram escolhidas 46 tarifas entre as mais comuns para pessoas físicas. Para o vice-presidente da entidade e do Bradesco, José Luiz Acar Pedro, esse trabalho da Febraban já remete aos bancos aderirem a nomenclaturas padronizadas. "É um grande avanço para dar transparência ao processo".

A entidade ressalta, no entanto, que é difícil a padronização. Para o diretor da Febraban, Mário Sergio Vasconcelos, as taxas cobradas dependem das especificidades de cada instituição, da região em que atuam e até mesmo das estratégias de mercado.

Nos últimos quatro anos, as receitas cresceram 117%, para R$ 52,6 bilhões, segundo estudo divulgado pela federação. O levantamento mostra ainda que boa parte do aumento das receitas se deve à expansão do crédito e da inclusão bancária, que elevou o volume de receitas nos bancos.

Hoje, mais de um terço das tarifas está ligada à expansão do crédito, com cobranças de cartões e TAC, diz o economista-chefe da entidade, Nicola Tingas.

O avanço da prestação de serviços também é responsável pelos valores crescentes das arrecadações com tarifas. O total de transações realizadas subiu 70% nos últimos quatro anos, para 36,6 bilhões. Um exemplo dado por Acar Pedro é o volume recorde atingido na véspera do feriado da Independência no Bradesco. "Na quinta-feira, as transações em postos de auto-atendimentos atingiram 10 milhões, volume recorde, e de quinta a domingo os saques nessas máquinas foram de R$ 2 bilhões", diz.

O sistema, disponível para consulta a partir da próxima semana na página da entidade (www.febraban.org.br), permite inicialmente a comparação entre dez bancos, mas outros serão convidados a participar. O próximo passo será a inclusão de tarifas para pessoas jurídicas, que respondem por 66% das receitas.


Nenhum comentário:



Acesse esta Agenda

Clicando no botão ao lado você pode se inscrever nesta Agenda e receber as novidades em seu email:
BlogBlogs.Com.Br