sábado, 28 de julho de 2007

Regiões Norte e Nordeste têm altos índices de desvios de recursos, diz CGU

Gabriela Guerreiro
Publicado pela
Folha Online em 24/07/07

Com base em trabalhos de fiscalização realizados pelo governo federal desde 2003, a CGU (Controladoria Geral da União) apontou nesta terça-feira as regiões Norte e Nordeste do país como campeãs em irregularidades na gestão de recursos públicos.

O ministro-chefe da CGU, Jorge Hage, disse que as duas regiões são as de "maior atraso político e menor acesso à informação", o que justificaria os altos índices de desvios em recursos públicos nessas localidades.

"Não é por acaso que há dificuldade de maior modernização da sociedade nesses locais", disse Hage. Segundo ele, a CGU já executou ações de fiscalização em mais de 1.200 municípios de todas as regiões do país - com o controle de pelo menos R$ 8 bilhões de recursos públicos.

O ministro realizou na manhã de hoje o sorteio de 60 municípios e oito Estados do país que serão fiscalizados pela CGU nos próximos meses. Os auditores da CGU vão visitar obras, hospitais, escolas e fazer a checagem de documentos e bens na tentativa de reduzir desvios - como a não-execução de contratos e o pagamento de propinas para a liberação de obras.

Hage reconheceu, no entanto, que as ações do governo não são suficientes para combater fraudes na gestão dos recursos públicos, uma vez que os criminosos acabam muitas vezes sem ser punidos. "Os corruptos sabem e podem pagar bons advogados", admitiu.

O ministro afirmou que a atuação da CGU permitiu a redução de fraudes como as descobertas pela Operação Navalha, da Polícia Federal, que desmontou esquema comandado pela empreiteira Gautama.

Nesta segunda-feira, a CGU considerou a Gautama inabilitada para firmar novos contratos com a administração pública federal. "Esperamos que isso sirva de exemplo e inibição para outras empresas que costumam ter as mesmas práticas e não foram descobertas", defendeu o ministro.


Nenhum comentário:



Acesse esta Agenda

Clicando no botão ao lado você pode se inscrever nesta Agenda e receber as novidades em seu email:
BlogBlogs.Com.Br