sexta-feira, 15 de junho de 2007

Redecard lança serviço que permite pagamentos com o telefone celular

Altamiro Silva Júnior
Publicado pelo Valor Online em 14/06/07


O uso do celular como meio de pagamento começa a decolar e a ganhar novos adeptos. A Redecard, empresa que faz o cadastramento de estabelecimentos comerciais para os cartões MasterCard e Diners, está lançando um serviço que permite o pagamento de compras pelo aparelho móvel de qualquer operadora e qualquer modelo, o Foneshop.
O produto permitirá que os 50 milhões de clientes das bandeiras MasterCard e Diners façam pagamentos com o celular nos mais de 1 milhão de estabelecimentos afiliados a Redecard. O serviço está sendo apresentado no Ciab, congresso realizado pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e que este ano discute o uso do celular como meio de pagamento.

A principal crítica até agora da Febraban é que os testes existentes no mercado não podem ser compartilhados por outros usurários. Uma solução criada por uma operadora de telefonia não pode ser usada por outra. Os testes de um banco são exclusivos daquela instituição. A intenção da Redecard foi criar uma "solução aberta", que possa ser compartilhada pelos diversos participantes do sistema de meios de pagamento eletrônico do mercado, afirma Ronaldo Varela, diretor executivo de marketing e produtos da Redecard.

O Foneshop pode ser usado em qualquer aparelho que receba mensagens de texto (conhecidas como SMS ou torpedo). O produto já está sendo testado por um banco emissor dos cartões MasterCard, que Varela não revela o nome por acordo de confidencialidade. Para usar o produto, o portador do celular tem que se cadastrar no banco. O estabelecimento comercial também precisa se registrar e pode receber as informações no celular da loja ou no POS (a máquina leitora de cartões).

Quando o cliente diz que quer pagar com o celular, o lojista informa no seu aparelho ou no POS o valor da compra e uma das opções a seguir: número do cartão de crédito do cliente, número do seu celular ou uma senha específica fornecida pelo banco. As informações são enviadas para a Redecard, que repassa os dados para o banco, que por usa vez envia uma mensagem de texto para o cliente informando o valor da transação e um outro número. A pessoa informa este número ao lojista e a transação é completada. A transação, garante Varela, é mais rápida que o tradicional pagamento com o plástico e demora de 8 a 12 segundos. Nem o estabelecimento nem o clientes têm custos extras, diz o executivo.

Segundo Varela, com o crescimento do número de celular no país, que já chegam a 104 milhões de unidades, os próprios bancos têm procurado a RedeCard interessados em serviços e produtos para o aparelho. No Ciab, HSBC, Banco do Brasil, Itaú e Bradesco mostram como estão transformando o celular em verdadeiras agências bancárias.


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