sexta-feira, 15 de junho de 2007

Sustentabilidade

Publicado pelo Portal do Voluntário
“Tu não tens de prever o futuro,
mas sim de o permitir."
Antoine de Saint-Exupéry

"O desenvolvimento sustentável é aquele que atende às necessidades do presente sem comprometer a possibilidade de as gerações futuras atenderem às suas próprias necessidades." Essa é a definição apresentada no relatório "Nosso Futuro Comum", publicado em 1987, desenvolvido por representantes de 21 governos, líderes empresariais e representantes da sociedade, todos membros da Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento.

A Comissão, criada em 83 pela Assembléia Geral da ONU, ficou conhecida por essa definição de desenvolvimento sustentável, a mais aceita mundialmente até os dias de hoje. O Protocolo de Kyoto e Agenda 21, entre outras conferências, apenas aumentaram a influência desse conceito, que propõe integrar de forma equilibrada os aspectos ambientais, sociais e econômicos, respeitando a sua interdependência.
A idéia de que o homem deve gastar os recursos naturais de acordo com a capacidade de renovação desses recursos, de forma a evitar o seu esgotamento, se propaga a cada dia e os conceitos e formas de contribuir para o desenvolvimento sustentável vêm se espalhando pelas casas, escritórios, escolas e até em casamentos.
Pensar o hoje preservando o amanhã. Essa pequena frase, repleta de conteúdo e complexidade, resume um conceito do qual não podemos esquecer. Ou menosprezar. Desenvolver sem degradar ou destruir significa oferecer às gerações futuras a possibilidade de vida com qualidade. E a isso chamamos de sustentabilidade.


Nenhum comentário:



Acesse esta Agenda

Clicando no botão ao lado você pode se inscrever nesta Agenda e receber as novidades em seu email:
BlogBlogs.Com.Br