quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Onde você gosta?

Comentários que vêm movimentando as redes sociais são parte das ações do movimento Outubro Rosa, uma campanha de prevenção ao câncer de mama
Cristo Redentor ganhou tons de rosa para alertar às mulheres sobre a importância da prevenção da doença

Se você possui um perfil em redes sociais como o Facebook ou Twitter, provavelmente deve ter notado, recentemente, algumas mensagens, postadas pelas mulheres de sua lista de amigos, do tipo “Eu gosto no sofá”, “Eu gosto na cama” ou “Eu gosto em cima do armário”.

As frases – que não são acompanhadas de nenhum complemento ou esclarecimento a respeito do assunto tratado – vem mexendo com a imaginação e levando os internautas a especular e questionar (até mesmo com uma certa malícia) sobre de quê, de fato, as mulheres gostam no sofá, na cadeira e em diferentes lugares.


Esse buzz, na verdade, nada mais é do que um complemento da campanha Outubro Rosa, iniciada no Brasil desde o ano de 2008, que elege o mês de outubro como o foco das ações de prevenção e de combate ao câncer de mama- uma das principais causas de morte de mulheres no País. Neste período, entidades pertencentes à Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama) realizam ações, em diversas cidades brasileiras, e também oferecem maratonas de exames preventivos para as mulheres de diversas localidades. A programação completa das ações do Outubro Rosa podem ser conferidas no site oficial da Femama (clique aqui).

No caso da brincadeira das redes sociais, a ideia é, justamente, despertar a atenção das pessoas de uma maneira que instigue a imaginação. Nesta semana, as próprias usuárias do Facebook começaram a circular, entre si, mensagens divulgando a ação e pedindo para que cada mulher postasse em sua página uma resposta à questão “Onde você gosta de colocar a sua bolsa?” Sendo assim, as respostas despertariam a curiosidade, ao mesmo tempo em que aumentariam a visibilidade da ação. Por fim, o objetivo final é divulgar a importância da prevenção do câncer de mama. Segundo a “corrente” que circula no Facebook, a brincadeira também é feita em outros países, com variação da pergunta – mas sempre com objetivo de despertar a curiosidade. No Brasil no ano passado, ela também foi realizada, pedindo às mulheres que respondessem qual era a cor do seu sutiã.

Tendo a cor rosa como símbolo, a campanha teve início, oficialmente, no dia 5 de outubro e conta com passeatas, caminhadas, eventos e postos de atendimento gratuito em diversas capitais brasileiras. Várias marcas e empresas também se engajam na campanha, difundindo algum elemento cor de rosa como símbolo do incentivo à prevenção e de cuidado com a saúde. Uma das ações de maior visibilidade já feitas pela campanha Outubro Rosa, aconteceu quando o Cristo Redentor do Rio de Janeiro ganhou uma iluminação cor-de-rosa, em homenagem ao tema da campanha.


Bárbara Sacchitiello
Meio Mensagem Online, 26/10/10


Nenhum comentário:



Acesse esta Agenda

Clicando no botão ao lado você pode se inscrever nesta Agenda e receber as novidades em seu email:
BlogBlogs.Com.Br