quarta-feira, 9 de junho de 2010

Neurociência para investigar o mercado

Novas ferramentas trazidas pela Millward Brown permitem estudar reações emocionais causadas pela propaganda

Em evento na manhã desta terça-feira, 08, a Millward Brown do Brasil apresentou novas ferramentas de pesquisas que ajudarão os anunciantes a avaliarem a reação emocional dos consumidores diante de suas propagandas.

Desenvolvidas por neurocientistas - que desde 2004 se dedicam a métodos de coletas subliminares -, os novos produtos que estão chegando ao País oferecem três tipos de medição: uma de associações implícitas evocadas pelas peças de comunicação, outra que observa pupilas e córneas do consumidor (Eye Tracking) e, por fim, uma terceira que faz uso de sensores biológicos para medir a reação das ondas cerebrais diante do anúncio.


De acordo com Valkiria Garré, diretora executiva da Millward Brown do Brasil, estudos conduzidos pela empresa mostram que o consumidor tende a amenizar suas respostas quando não gosta de algo na comunicação. Para diminuir as distorções, portanto, as ferramentas neurocientíficas podem eliminar o viés decorrente das respostas declaradas do consumidor. "O uso das ferramentas podem levar às agências de publicidade informações que podem contribuir para a otimização do material criado", explica a executiva.

As pesquisas contratadas serão customizadas e realizadas face-a-face e as ferramentas serão utilizadas levando em consideração o objetivo de cada estudo.


Mariana Ditolvo
Meio & Mensagem Online, 08/06/10


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