terça-feira, 25 de maio de 2010

ONU vai premiar ação empresasial pró-ODM

Projetos que contribuem para avanço nos Objetivos do Milênio podem concorrer a prêmio promovido pelo PNUD e por entidades do setor

Projetos empresariais que contribuem para os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio podem concorrer ao um prêmio global promovido pelo PNUD, pela Câmara Internacional de Comércio e pelo Fórum Internacional de Líderes Empresariais. A iniciativa, que em cinco edições teve quatro projetos brasileiros entre os ganhadores, foi lançada nesta quarta-feira, em Nova York.

As inscrições do World Business and Development Awards (Prêmio Empresas Globais e Desenvolvimento) vão até 1º de julho. Podem participar empresas de qualquer tipo e tamanho que liderem projetos voltados a pelo menos um dos oito Objetivos do Milênio. A ideia é mostrar como modelos inovadores de negócios, apoiados em parcerias sólidas, podem obter sucesso comercial e ao mesmo tempo melhorar a vida de muitas pessoas.

Os vencedores serão condecorados em 21 de setembro, em Nova York, em evento paralelo à cúpula mundial na qual líderes de vários países vão debater um programa de ação para acelerar o progresso nas metas estabelecidas pela ONU.

“Cada vez mais o setor privado tem sido um componente essencial para o aumento da eficiência da ajuda humanitária e para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio”, disse o secretário-geral da Câmara Internacional de Comércio, Jean Rozwadowski, no lançamento da premiação.

O prêmio é bienal e existe desde 2000. Na primeira edição, um projeto da Bahia Sul Celulose para reduzir poluição esteve entre os ganhadores. Na edição de 2002, uma iniciativa da Alcan voltada ao ensino de empreendedorismo e ética ambiental, implantada no Brasil e outros quatro países, também esteve entre os vencedores.

Na lista de premiados de 2006 estava o Banco Real, por orientar diversas de suas ações de acordo com os Objetivos do Milênio. Por fim, um projeto da Endesa aplicado no Brasil (que dá descontos em conta de luza para quem recicla lixo) foi um dos vencedores de 2008.


Boletim do PNUD Brasil, 24/05/10


Nenhum comentário:



Acesse esta Agenda

Clicando no botão ao lado você pode se inscrever nesta Agenda e receber as novidades em seu email:
BlogBlogs.Com.Br