sexta-feira, 19 de março de 2010

CEBDS Lança em seu site guia de comunicação e sustentabilidade

Inspirada em guias internacionais, publicação inédita no Brasil traz recomendações sobre como as empresas devem comunicar a Sustentabilidade junto aos diversos stakeholders

O Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) acaba de disponibilizar gratuitamente em seu site (www.cebds.org) o Guia de Comunicação e Sustentabilidade [clique na imagem acima para fazer o download]. 

Dirigida especialmente para profissionais de comunicação das empresas – jornalistas, relações públicas, publicitários, estudantes e educadores, a publicação foi produzida para fechar o elo entre o que a empresa faz e como se comunica com seu público de interesse – funcionários, imprensa, acionistas, consumidores, governantes e a sociedade em geral.

Resultado de uma pesquisa de opinião entre 25 associadas e de um amplo debate promovido pela Câmara Temática de Comunicação e Educação (CTCOM) do CEBDS, o guia aponta saídas para os mais diversos dilemas enfrentados no dia a dia pelos profissionais de comunicação das empresas. E não são poucos. Como diferenciar uma empresa que está efetivamente compromissada com os princípios da sustentabilidade daquelas que utilizam o conceito para fazer marketing verde? O que fazer num momento de crise? Como comunicar os atributos da sustentabilidade para a imprensa? Como devemos nos relacionar com os profissionais de comunicação das mídias externas? Como organizar eventos sustentáveis? E mais importante: como sensibilizar, mobilizar e engajar o público interno para pensar a agir com base nas dimensões do Triple Bottom Line - econômica, social e ambiental? Do total de respondentes da pesquisa, 90% afirmaram que a sustentabilidade está incorporada à estratégia de negócio da organização.

O Guia baseia-se num tripé de conceitos que precisam estar sempre bem articulados: Comunicação da Sustentabilidade, Comunicação para a Sustentabilidade e Sustentabilidade da Comunicação. E indica o caminho de alguns princípios fundamentais que devem ser seguidos por educadores e comunicadores empresariais. Um deles é o de que só devemos divulgar aquilo que podemos comprovar. Nessa mesma linha, devemos manter a preocupação permanente de reportarmos o que fazemos de bom para não perdermos a oportunidade de induzir a replicabilidade das melhores práticas sustentáveis. Além disso, a publicação traz dicas sobre quais ferramentas são as mais adequadas para a gestão da comunicação com cada público de relacionamento.

A publicação será traduzida para o espanhol ainda este ano. Acesse o site do CEBDS e faça o download gratuito do Guia na íntegra em www.cebds.org.


Envolverde, 18/03/10
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